E-book e documentário do Senac destacam a mandioca como alimento versátil

Produto agrícola essencial do Ceará e de várias outras regiões do mundo, a mandioca acaba de ser reconhecida por sua versatilidade à mesa pelos alunos do curso de Salgadeiro do Senac em Parambu. Em conjunto, o e-book de receitas “Raízes do Sertão” e um documentário representam o ponto culminante do curso de qualificação profissional de Salgadeiro, que teve destaque no município.

O projeto integrador proporcionou aos estudantes a oportunidade de explorar uma variedade de aplicações culinárias da mandioca, um patrimônio gastronômico do município que preserva a tradição da farinhada, transmitida de geração em geração. Através de receitas inovadoras, o livro destaca a riqueza cultural intrínseca à produção e ao consumo dessa raiz na alimentação humana, enfatizando sua importância na culinária local.

Cada turma – seja de qualificação ou técnica – do Senac tem como objetivo desenvolver projetos com temas diversos, abordando as questões vivenciadas pelos alunos dentro de seus respectivos segmentos de atuação, explica Liduína Vieira, gerente administrativa do Senac Iguatu. “O e-book é uma oportunidade para os leitores descobrirem novas maneiras de preparar a mandioca e se encantarem ainda mais com a rica cultura do Estado”, acrescenta.

Histórias compartilhadas

Exercendo o papel de mediador e pesquisador com os participantes do curso, o instrutor Mateus Leite Frota destaca que o documentário complementa o e-book, que contém nove receitas de salgados no total, enaltecendo a mandioca. “Como professor de Gastronomia, é gratificante ver uma turma de vinte alunos dedicada a trabalhar com nossa raiz, que é do Ceará, produzindo diversos tipos de salgados, tanto fritos quanto assados”, expressa.

O documentário, por sua vez, narra a trajetória da mandioca no município. “Aproveitamos para contar a história de Dona Maria Aparecida Alves, proprietária de uma das casas de farinha em Parambu. Descrevemos todo o processo, desde o plantio até a manufatura e produção da farinha, até chegar ao produto final que conhecemos como farinha de mandioca ou goma”.

Mais Lidas

Últimas Notícias

LEIA MAIS