Publicidade

Exportações russas de diesel e gasóleo caem em outubro

Turquia permanece principal destino, mas embarques reduzem drasticamente

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

No mês de outubro, as exportações marítimas de diesel e gasóleo dos portos russos sofreram uma queda de 11% em relação ao mês anterior. Esta redução foi atribuída a grandes trabalhos de manutenção nas refinarias russas e à proibição temporária de exportação de combustíveis imposta pelo país para lidar com a escassez doméstica. De acordo com dados de traders e do LSEG, aproximadamente 2,55 milhões de toneladas de diesel e gasóleo foram exportadas em outubro.

A Turquia continuou sendo o principal destino das exportações russas, no entanto, os embarques para o país diminuíram em impressionantes 43%, totalizando cerca de 605.000 toneladas. Cerca de 180 mil toneladas de diesel carregadas nos portos russos ainda não têm um destino confirmado, sendo que uma parte delas pode ser enviada para a Turquia.

O Brasil recebeu 590.000 toneladas de diesel, representando um aumento modesto de 0,8% em relação a setembro. Além disso, aproximadamente 680.000 toneladas de diesel e gasóleo foram enviadas para países africanos, incluindo Líbia, Togo, Marrocos, Senegal e Costa do Marfim, conforme revelaram os dados do LSEG.

Adicionalmente, 270 mil toneladas de diesel da Rússia em outubro foram destinadas a transferências de navio para navio nas proximidades do porto grego de Kalamata. Os destinos finais para essas cargas ainda não são conhecidos. Esses números refletem a data de partida das cargas e indicam uma complexa dinâmica nas exportações marítimas de diesel e gasóleo dos portos russos durante o mês de outubro.