Os resultados do terceiro trimestre de 2023 da Intelbras (INTB3) decepcionaram o mercado, levando a uma queda nas ações da empresa. O lucro líquido do período foi de R$ 111 milhões, 9,6% menor em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, a receita operacional líquida caiu 3,8% na comparação sequencial e 17,6% na comparação anual.
No entanto, as despesas operacionais apresentaram um desempenho positivo. Sendo assim, registraram um crescimento de apenas 2,1% em comparação com o terceiro trimestre de 2022 e uma queda de 9,8% na comparação sequencial. O Ebitda da Intelbras foi de R$ 128 milhões no terceiro trimestre, com uma margem de 13,7%.
A empresa explicou que o desempenho aquém do esperado se deveu a questões como um descompasso entre vendas e faturamento. Além disso, citaram a acomodação de estoques no canal de distribuição. A Intelbras, apesar dos desafios de curto prazo, mantém uma posição de caixa líquido e tem um histórico sólido de crescimento, especialmente em suas principais verticais de segurança e comunicação.
Acompanhando os próximos trimestres, os investidores poderão avaliar se a empresa consegue resolver os problemas de curto prazo e retomar um crescimento consistente, especialmente no segmento de segurança. Ainda assim, a Intelbras é vista como uma oportunidade de investimento devido ao seu histórico sólido e à sua posição de caixa líquido, o que a coloca como uma possível “vaca leiteira” no futuro, gerando dividendos consistentes.