A Black Friday 2023 ocorrerá em 24 de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças nos EUA. Originalmente, o termo “Black Friday” tinha um significado negativo, datando de 1869 na crise do ouro americano. Sua ligação ao pós-Ação de Graças veio nos anos 60, pela polícia da Filadélfia, para descrever o caos pós-feriado.
A expressão, antes pejorativa em eventos como a “Black Thursday” de 1929, mudou nos anos 80. O varejo passou a ver a Black Friday como o dia para sair do vermelho e entrar no “preto” financeiro.
No Brasil, a Black Friday se fortaleceu desde 2012, tornando-se crucial no calendário promocional. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta R$ 7,1 bilhões em faturamento para 2023 no e-commerce, um aumento de 17% comparado ao ano anterior.
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostrou que as vendas no varejo subiram 6,9% na Black Friday de 2022. Notavelmente, o e-commerce teve um aumento de 21,1%.