De acordo com estudo do Pew Research Center, o TikTok cresce como fonte de informação nos EUA, com 43% dos usuários acessando notícias via app, enquanto redes sociais alcançam metade dos adultos. A pesquisa entrevistou 8.842 americanos, destacando que o Facebook lidera (30%) como plataforma de notícias, seguido por YouTube (26%), Instagram (16%) e TikTok (14%). Segundo a Reuters, a pesquisa evidencia a disputa entre redes sociais e veículos de notícias pela atenção, especialmente da geração Z, gerando impactos nos orçamentos de anúncios on-line.
A preferência por aplicativos varia entre gêneros nos EUA, com homens buscando mais informações no Reddit, X, LinkedIn e YouTube, enquanto mulheres preferem Nextdoor, Facebook, Instagram e TikTok.
O estudo Pew chega em meio a preocupações sobre desinformação no TikTok durante o conflito Israel-Hamas. Autoridades dos EUA e da Europa pressionam a empresa, que teve que detalhar suas ações contra conteúdo falso ou violento. O caso está sob análise governamental.