Na bolsa de Dalian, os contratos futuros do minério de ferro caíram 1,5% devido à intervenção chinesa para conter preços elevados e dados fracos do setor imobiliário. O minério de ferro mais negociado fechou a CNY$ 956 iuanes por tonelada, após uma alta anterior de 1%.
Em Cingapura, o minério de ferro de referência subiu 0,1%, alcançando US$ 130,04 dólares por tonelada. Autoridades chinesas, incluindo a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), investigam os preços considerados ‘excessivamente altos’, levando a ajustes nos limites de negociação de futuros de minério de ferro em Dalian.
Atilla Widnell, da Navigate Commodities, aponta que o impacto negativo será temporário, com investidores otimistas aproveitando a oportunidade para compra.
Dados oficiais mostram queda nos preços das casas na China pelo quarto mês, apesar das medidas governamentais. A produção de aço bruto também caiu pelo quarto mês seguido, com mais usinas em manutenção devido a margens reduzidas e demanda fraca.