No Brasil, as exportações de ovos alcançaram marcas históricas em 2023, revelam dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Em outubro, o volume cresceu 74,8%, atingindo 1.026 toneladas e gerando US$ 2,389 milhões em receita, um aumento de 38,5% em relação ao mesmo período de 2022.
A Mantiqueira Brasil, líder nesse mercado, triplicou seus embarques este ano, exportando há mais de 15 anos. Ricardo Santin, presidente da ABPA, estima que as exportações devem ultrapassar 1% do volume total de produção anual. O Chile tornou-se o principal destino, seguido pelo Japão. O diretor comercial da Mantiqueira, Murilo Pinto, destaca a oportunidade diante da gripe aviária que afeta outros países exportadores, impulsionando o comércio brasileiro.
“O mundo enfrenta uma gripe aviária, e o Brasil ainda está livre dessa doença em aves de postura comercial. Os EUA, grandes exportadores, foram afetados, e o Brasil ampliou as vendas para países como Japão e Taiwan, grandes destaques junto com o Chile. O desafio agora é manter esses novos mercados”, afirma Murilo Pinto, diretor comercial da Mantiqueira.