Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

IPCA-15 registra 0,33% em novembro, diz IBGE

IPCA-15 de novembro sobe para 0,33%. Alimentação e bebidas registram maior alta.
Copom
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o IPCA-15, um indicador da prévia da inflação oficial, registrou uma taxa de 0,33% neste mês. Esse valor é superior ao 0,21% observado no mês passado, mas inferior aos 0,53% da prévia de novembro de 2022.

O índice acumula um aumento de 4,30% no ano e 4,84% nos últimos 12 meses. Dentre os nove grupos de despesas avaliados, oito apresentaram alta nos preços. A categoria de alimentação e bebidas destacou-se com um aumento de 0,82%, marcando a primeira elevação significativa desde maio.

Produtos alimentícios como cebola, batata-inglesa, arroz, frutas e carnes tiveram elevações notáveis nos preços. A alimentação no domicílio subiu 1,06%, enquanto a alimentação fora do domicílio aumentou 0,22%.

Outros grupos de despesas também registraram altas, incluindo despesas pessoais e transportes, impulsionados por itens como pacotes turísticos, hospedagem, serviço bancário, passagens aéreas e táxi. Por outro lado, o setor de comunicação foi o único a apresentar uma deflação, com uma redução de 0,22% nos preços.

Os grupos restantes, como vestuário, artigos de residência, habitação, saúde e cuidados pessoais, e educação, apresentaram variações menores na inflação.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas