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Rodovias brasileiras: 67,5% em má condição

(Foto: Divulgação)

Um recente estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgado nesta quarta-feira (29), revela que 67,5% das rodovias brasileiras têm qualidade regular, ruim ou péssima. Esta situação apresenta um desafio significativo para a infraestrutura e economia do país.

O levantamento, que avaliou 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas, inclui tanto as malhas federais quanto as estaduais. Ele aponta que 32,5% das estradas são ótimas ou boas, enquanto a grande maioria enfrenta problemas sérios.

A pesquisa levou em consideração fatores como qualidade da pavimentação, sinalização e geometria da via. Os principais problemas identificados incluem quedas de barreiras, pontes caídas, erosões nas pistas, buracos grandes e pontes estreitas, além de outros fatores que comprometem a segurança e eficiência do transporte rodoviário.

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Impacto Econômico e Ambiental

Essas condições precárias aumentam o custo operacional do transporte de cargas, chegando a 32,7% em 2023. O estudo destaca ainda a influência direta da qualidade das rodovias no preço do frete e, consequentemente, nos custos dos produtos para o consumidor final. Além disso, rodovias em mau estado elevam o consumo de combustível, afetando a sustentabilidade ambiental pelo desperdício de óleo diesel.

Comparação Público x Privado

Ao comparar a gestão pública e privada das rodovias, o estudo mostra que as estradas públicas, que representam 76,6% da extensão pesquisada, têm mais avaliações negativas.  64,1%  das rodovias concessionadas foram classificadas como boas ou ótimas.

Investimentos Futuros em Rodovias Brasileiras

O estudo também analisou os investimentos em infraestrutura no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024. Notou-se uma redução de 4,5% em relação ao ano anterior. O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê R$ 185,8 bilhões em investimentos para o setor rodoviário, com uma divisão entre recursos privados e governamentais.

Os dados da CNT evidenciam a necessidade urgente de melhorias nas rodovias brasileiras. Investimentos estratégicos e uma gestão eficiente são fundamentais para superar esses desafios e garantir um transporte rodoviário mais seguro, eficiente e sustentável no país.

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