Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Sesc Ceará apresenta campanha “Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade”

Iniciativa pela Chapada do Araripe busca reconhecimento da UNESCO para preservar sua rica cultura e ambiente.
Fotos: Divulgação

A campanha pela Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, destacando sua cultura e importância ambiental, tomou um novo rumo com a recente discussão na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em Brasília. Este esforço visa incluir a Chapada, localizada entre Pernambuco, Ceará e Piauí, na prestigiada lista de Patrimônios da UNESCO.

Luiz Gastão, presidente do Sistema Fecomércio Ceará e deputado federal pelo PSD, tem sido um defensor ávido desta causa. Ele ressalta a singularidade paisagística, ambiental e arqueológica da Chapada do Araripe, merecedora de reconhecimento internacional. “Trata-se de um patrimônio material e imaterial de valor excepcional, com características únicas no mundo, que merece ser preservado e reconhecido internacionalmente”, disse.

A iniciativa começou em 2019 com um seminário internacional e continua crescendo, com participações globais nas edições subsequentes. Esta campanha é fruto de uma colaboração entre várias entidades, incluindo o Sistema Fecomércio Ceará, Sesc Ceará, Iphan, Ibram, e governos estaduais, realçando a importância da gestão participativa no cuidado do patrimônio.

 

A Chapada do Araripe é um ecossistema único, influenciando profundamente a cultura local do Cariri. Sua diversidade natural é integrada às tradições e celebrações da região. O superintendente de ações integradas e diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, enxerga a campanha como um meio de enfatizar a humanidade oferecida pela Chapada e a necessidade de sua preservação. “A Chapada é um território único, de valor ambiental, histórico, cultural, arqueológico, mitológico, paleontológico, musical e artístico. Por isso, o Sistema Fecomércio Ceará, nessa campanha, transforma a preposição “da” no verbo “dá”. Com isso, reforça o sentindo de que a gestão participativa do patrimônio no território da Chapada do Araripe oferta humanidade, assim como a humanidade preserva o seu patrimônio”, explica.

Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará, enfatiza a importância do reconhecimento da Chapada do Araripe como um Patrimônio Mundial Misto. “Isso não apenas valoriza a região culturalmente, mas também estabelece um compromisso internacional de proteção, beneficiando o desenvolvimento econômico e o turismo”, ressalta.

O Sistema Fecomércio Ceará, através do Sesc e do Senac, continua a promover a cultura e o desenvolvimento turístico na região, com projetos como a Mostra Sesc Cariri de Culturas e a rede de Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Popular, evidenciando a riqueza cultural do Cariri cearense.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas