Pix Automático: serviço inicia em outubro de 2024

Pix
Foto: Agência Brasil

O Banco Central do Brasil revelou as diretrizes para o lançamento do Pix Automático, agendado para começar em 28 de outubro de 2024. Este novo serviço permitirá transações automáticas como pagamentos recorrentes e mesadas.

Detalhando o funcionamento do Pix Automático, o Banco Central destacou os procedimentos para autorização prévia, cancelamento, regras de transação, limites diários e responsabilidades em caso de erros.

O serviço será obrigatório para clientes individuais, enquanto as empresas terão a opção de adotá-lo. Não haverá cobrança de tarifas para pessoas físicas, diferentemente das jurídicas, onde as taxas serão negociadas.

As instituições financeiras que não implementarem o Pix Automático até a data estipulada ou falharem nos testes de homologação enfrentarão multas e possíveis penalidades adicionais.

Saiba mais

O Pix Automático facilita pagamentos recorrentes, oferecendo transações instantâneas e sem tarifas para pessoas físicas, similar ao débito automático. O Banco Central o designou para pagamentos empresariais, incluindo serviços públicos, assinaturas e mensalidades. Para pagamentos pessoais, o Pix agendado recorrente suporta transações como mesadas e doações. Os limites de transação são equiparados aos da TED, ajustáveis conforme a necessidade do usuário. Além disso, o cancelamento de transações é permitido até um dia antes da data programada, tanto para pagadores quanto para recebedores.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado