Brasileiros tiveram mais estabilidade financeira em 2023, aponta pesquisa

Crise previdenciária ameaça investimentos no Brasil
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A nova edição do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), elaborado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com apoio técnico do Banco Central, revela estabilidade em 2023. Não houve aumento na zona de bem-estar nem na zona de estresse financeiro, sugerindo um cenário mais equilibrado.

O índice geral, que iniciou em 56,0 no começo de 2022, atingiu 56,2 em 2023, indicando uma diminuição na pressão de queda e a consolidação da estabilidade financeira dos brasileiros em relação ao ano anterior.

Em resumo, apesar da estabilidade, desafios persistem: 50% enfrentam aperto financeiro, 74% gastam igual ou mais do que ganham, 43% têm dificuldades para pagar contas e apenas 46% afirmam ter controle financeiro. Menos pessoas relatam piora no padrão de vida comparado a 2022.

A pesquisa de campo, realizada entre junho e setembro de 2023, considerou uma amostra de 4.769 pessoas com idade acima de 18 anos, em todas as regiões do país. O I-SFB, numa escala de 0 a 100 pontos, classifica os participantes em 7 faixas de saúde financeira.

Detalhes da pesquisa, metodologia e o questionário para participação estão disponíveis em https://indice.febraban.org.br.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado