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Natal: previsão de movimentação de R$ 69 bilhões no varejo em 2023

Vendas natalinas devem atingir R$ 69 bilhões em 2023, impulsionadas por setores como supermercados. Crescimento de 5,6% sinaliza recuperação no varejo.
Vendas natalinas devem atingir R$ 69 bilhões em 2023, impulsionadas por setores como supermercados. Crescimento de 5,6% sinaliza recuperação no varejo.
(Foto: Freestocks/Unsplash)

As projeções da Confederação Nacional do Comércio (CNC) indicam que o varejo brasileiro terá crescimento nas vendas de Natal em 2023, atingindo R$ 68,97 bilhões. O índice é de 5,6% de aumento em relação ao ano anterior, descontada a inflação. Esta estimativa, a maior em quatro anos, sugere uma recuperação do setor, embora se espere que as vendas ainda permaneçam abaixo dos níveis pré-pandemia.

O destaque neste cenário é o setor de hiper e supermercados, previsto para liderar com 38,6% do total, equivalente a R$ 25,12 bilhões. Em segundo lugar estão os estabelecimentos de vestuário, calçados e acessórios, respondendo por 33,9% ou R$ 22,03 bilhões. As lojas de artigos de uso pessoal e doméstico ocupam a terceira posição, com 12,6% ou R$ 8,19 bilhões.

Presentes como televisões e computadores estão mais acessíveis, com queda de 9,4%, enquanto calçados infantis (10,1%), livros (9,9%) e perfumes (8,5%) registram maiores altas. O preço dos alimentos teve ligeira redução de 0,7%.

“Observamos um cenário propício ao aumento das vendas neste fim de ano, graças às condições favoráveis de consumo. A ampliação do potencial de consumo, aliada ao início do processo de flexibilização da política monetária e à redução da taxa básica de juros, tem impulsionado os gastos dos consumidores”, comenta José Roberto Tadros, presidente da CNC. A expectativa é que os consumidores priorizem as compras ao destinarem a segunda parcela do 13º salário.

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