Pesquisar
Close this search box.

Inmetro cria programa de redução de carbono no transporte

Inmetro cria programa de redução de carbono no transporte
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O projeto Descarbonize.ai, liderado pelo Inmetro, almeja transformar o transporte rodoviário através da diminuição das emissões de carbono. Com um investimento de R$ 18 milhões, a iniciativa se concentra no desenvolvimento de tecnologias de descarbonização.

Dentre os parceiros, estão a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal de Pernambuco. Do setor empresarial, Embeddo Computação Aplicada, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Peugeot Citroen Do Brasil e FCA Fiat Chrysler uniram-se ao projeto.

Esta colaboração visa criar um sistema de conectividade veicular que emprega tecnologias avançadas, como internet das coisas, inteligência artificial e blockchain. O foco é estabelecer um ambiente sustentável e promover a transição para veículos mais eficientes e menos poluentes. A iniciativa é parte do programa federal Rota 2030, que define diretrizes para veículos nacionais nos próximos 15 anos.

Os benefícios do Descarbonize.ai se estendem a motoristas, gestores de frotas e montadoras, incentivando práticas ambientalmente responsáveis no setor automotivo. Assim, o Inmetro destaca a importância de integrar novas tecnologias no setor de transporte para alcançar metas sustentáveis.

Recentemente, No último dia 30, o presidente Lula assinou a medida provisória que cria o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover). Este programa também busca a a redução da emissão de carbono na frota automotiva brasileira por meio de incentivos fiscais. Segundo o Governo Federal, a medida eleva os padrões de sustentabilidade veicular e impulsiona a produção de novas tecnologias em mobilidade e logística.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou que o Mover deve atrair investimentos em energia e eficiência energética devido aos benefícios tributários. A MP também incentiva a realocação de plantas industriais estrangeiras para o Brasil, oferecendo créditos financeiros e abatimentos fiscais para as empresas que transferirem suas células de produção e equipamentos.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado