Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Nota de entidades empresariais critica novas medidas tributárias

(Foto: Pexels/Photomix-company)

Medidas tributárias recentes, introduzidas pela Medida Provisória (MP) 1202, trouxeram desafios significativos para o setor produtivo brasileiro. Essa MP reonera a folha de pagamentos de 17 setores econômicos e modifica o uso de créditos tributários e o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Tais mudanças têm preocupado as entidades empresariais.

Reoneração da folha de pagamentos

O Congresso Nacional, ao rejeitar vetos presidenciais em 2023, manteve a desoneração da folha de pagamento. Contrariando essas decisões, a MP 1202 aumenta a carga tributária no setor produtivo. Esse setor, essencial para o emprego e a geração de riqueza, enfrenta agora maiores desafios econômicos.

Participe do nosso canal no WhatsApp e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://chat.whatsapp.com/F9RHuEDvoA94uXNAZ7LDRm

Repercussões na Competitividade

A nova carga tributária encarece o emprego no Brasil. Isso prejudica a competitividade das indústrias e comércios nacionais em relação às importações e ao comércio eletrônico internacional. Algumas entidades já buscam na justiça formas de reverter essa situação, buscando equidade tributária e maior arrecadação federal.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Posicionamento Firme das Entidades

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT) uniram-se em uma nota conjunta. Elas defendem o diálogo como meio para alcançar políticas públicas eficazes. Enfatizam a importância do equilíbrio fiscal e do crescimento econômico. As entidades destacam que a responsabilidade do ajuste fiscal não deve recair apenas sobre o setor produtivo, mas também sobre o setor público, que deve otimizar seus gastos. Assim, a reoneração da folha de pagamentos será um grande prejuizo.

Apelo ao Governo e ao Congresso

As entidades apelam ao governo para reconsiderar a MP 1202 e ao presidente do Congresso Nacional para devolvê-la. Ressaltam a importância do diálogo na formulação de políticas que beneficiem o país. Elas reafirmam o compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Confira Nota do Setor Produtivo AQUI!

Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://t.me/economicnewsbr

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado