Pesquisar
Close this search box.

Indústria cresce em novembro; alerta para 2024

Confiança da indústria aumenta em 2024, revela CNI
(Foto: José Paulo Lacerda/CNI)

A produção da indústria no Brasil apresentou um crescimento de 0,5% em novembro de 2023, em comparação com o mês anterior. Os dados foram divulgados nesta sexta (5), pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE. Este aumento representa a quarta elevação consecutiva, seguindo variações positivas de 0,1% em outubro e setembro, e 0,2% em agosto.

No contexto anual, a indústria também mostrou avanços, com um crescimento de 1,3% em comparação com novembro de 2022. Apesar desta sequência de altas, o setor ainda acumula uma variação de apenas 0,1% nos primeiros 11 meses de 2023, indicando uma recuperação lenta e constante.

Dentre as atividades industriais, as indústrias extrativas e de produtos alimentícios se destacaram com aumentos significativos. Porém, outros setores, como o farmoquímico e o automobilístico, tiveram reduções na produção.

Projeções da CNI para a economia

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) projeta um crescimento modesto para a economia brasileira em 2024. Os investimentos devem ter uma queda de 3,5%, reduzindo a taxa de investimento de 19,3% em 2022 para 18,1%. Essa diminuição nos investimentos pode limitar o crescimento econômico nos próximos anos, evidenciando a necessidade de estratégias de longo prazo para elevar as taxas de investimento acima de 20% do PIB.

Para 2024, a expectativa é de que o crescimento do mercado de trabalho não se repita. O aumento projetado é de 2,9% na massa salarial, comparado a 6,4% em 2023. Isso se deve ao menor crescimento esperado no número de empregados e aos efeitos negativos das políticas de juros altos no emprego. Além disso, um cenário econômico internacional desfavorável pode impedir novos recordes na balança comercial, que este ano beneficiou-se das exportações de produtos agropecuários e da indústria extrativa. Estas informações são do “Informe Conjuntural: Economia Brasileira 2023-2024”, divulgado pela CNI em dezembro de 2023.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado