Publicidade

Apple supera Samsung e é líder no mercado de smartphones em 2023

A empresa comemora vendas recordes, enquanto o mercado global de smartphones enfrenta desafios

Iphone - Apple (Foto: Paolo Giubilato - Unsplash) - China
(Foto: Paolo Giubilato - Unsplash)
Iphone - Apple (Foto: Paolo Giubilato - Unsplash) - China
(Foto: Paolo Giubilato - Unsplash)

A Apple comemora a conquista no mercado de smartphones de 2023, de acordo com dados preliminares da IDC. A empresa americana ultrapassou a sul-coreana Samsung em número de unidades vendidas, uma conquista que não ocorria desde 2010. A Apple comercializou um total de 234,6 milhões de unidades, superando os 226,6 milhões da Samsung. A chinesa Xiaomi permanece em terceiro lugar, mas está cada vez mais distante do topo do ranking.

 

Posição Empresa Unidades Vendidas (milhões)
1 Apple 234,6
2 Samsung 226,6
3 Xiaomi 145,9
4 Oppo Dados não disponíveis
5 Transsion Dados não disponíveis

 

O mercado global de smartphones caiu 3,2% em relação a 2022, no último trimestre do ano surpreendeu com um aumento de 8,5% nas vendas. Portanto, atualmente, os consumidores agora preferem modelos premium, que, mesmo mais caros, oferecem maior durabilidade. A Apple é a nova líder com 20,1% da fatia de mercado, sendo a única empresa do top 3 a aumentar a participação em 2023, impulsionada pelo desempenho da linha iPhone 15.

A Samsung, agora com 19,4% de mercado, viu uma queda de 13,6% no ano devido à crescente diversificação entre as fabricantes de dispositivos Android, tornando o cenário ainda mais competitivo com marcas como OnePlus, Oppo, Honor, Google Pixel e o retorno da Huawei. Embora o relatório completo da IDC ainda não tenha sido divulgado, a liderança da Apple deve continuar, intensificando ainda mais a competição no setor de smartphones em 2024.