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Conheça os planos para a era dos trens prometida por Lula

era dos trens
(Foto: Tom Fisk/Pexels).

O Brasil pode ter uma transformação significativa em sua infraestrutura de transporte. Sob a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a chamada “era dos trens”, um plano de expansão da malha ferroviária, está em curso. Com um orçamento de R$ 94,2 bilhões, este projeto do governo Lula tem como objetivo revitalizar o transporte de carga e passageiros nas ferrovias do país.

Esse plano, inserido no Novo PAC, busca superar desafios históricos do setor ferroviário. Atualmente, o transporte rodoviário domina o cenário brasileiro, com cerca de 70% do total de movimentação de carga. Em contrapartida, as ferrovias, representando apenas 20%, possuem um amplo potencial de expansão. Assim, o governo almeja reequilibrar a matriz de transporte do país, diversificando as opções disponíveis.

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Políticas públicas e concessões

Além da expansão física das linhas, o governo lançou, em dezembro de 2023, uma consulta pública para discutir novas políticas para o setor ferroviário. Essas políticas visam garantir transporte seguro e eficiente, integrando-se à infraestrutura urbana e respeitando a sustentabilidade ambiental. Além disso, procuram atrair investimentos privados para fortalecer o setor.

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O governo também analisa a concessão de seis trechos ferroviários para transporte de passageiros em diversas regiões. Entre eles está o projeto do Trem Intercidades, entre São Paulo e Campinas, com suporte financeiro de R$ 10 bilhões dos bancos públicos federais.

O Ministério dos Transportes planeja aumentar o valor de outorga em contratos de ferrovias, visando acumular recursos adicionais para investimentos no setor. Esse movimento envolve contratos com grandes empresas, como Vale, Rumo e MRS Logística.

Megaprojetos da era dos trens

Dentre os grandes projetos está a Ferrogrão, uma ferrovia planejada para facilitar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste, com custos superiores a R$ 30 bilhões. Estes e outros projetos estruturantes prometem não só aprimorar a eficiência do transporte de cargas, mas também oferecer opções mais sustentáveis e eficientes para o transporte de passageiros em todo o Brasil.

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