Mercado de minério de ferro cresce impulsionado por ações da China

Minério de ferro
Foto: Unsplash

Os contratos futuros de minério de ferro registraram um aumento notável nesta terça-feira, impulsionados pela confiança do mercado após as ações econômicas tomadas pela China, o principal mercado consumidor do minério. A Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China relatou que o contrato mais negociado de maio subiu 1,42%, alcançando 965,5 iuanes (134,70 dólares ou 677,55 reais) por tonelada. Este valor é o mais alto desde 12 de janeiro.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência para fevereiro também mostrou um aumento de 2,01%, chegando a 131,55 dólares a tonelada, marcando igualmente o maior valor desde 12 de janeiro.

Ações da China para Estabilizar a Economia

As medidas tomadas pela China para fortalecer sua economia têm sido um catalisador para essa elevação nos preços. A mídia estatal CCTV informou que o gabinete chinês prometeu tomar medidas mais robustas para apoiar a confiança do mercado. Isso ocorre após uma recente queda no mercado acionário chinês.

Paralelamente, os principais bancos estatais chineses agiram para reforçar o iuan, evitando uma desvalorização rápida da moeda. Essa intervenção segue a decisão de manter inalteradas as taxas de empréstimo de referência do país. Com isso, reflete um espaço limitado para a flexibilização monetária diante das pressões sobre o iuan.

Metas de Crescimento e Impacto no Setor de Minério de Ferro

A definição de uma meta de crescimento de aproximadamente 5% para 2024 pela China. Ela supera a meta anterior de mais de 4,5%, apesar das expectativas de desaceleração econômica, também contribuiu para o otimismo do mercado.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado