Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Faturamento no setor de franquias registra crescimento em 2023

Faturamento no setor de franquias
(Foto: Lukas/Pexels)

O crescimento do setor de franquias no Brasil em 2023  atingiu um faturamento de R$ 240,6 bilhões. Este avanço representa um aumento de 13,8% em comparação a 2022, e de 28,9% frente aos números pré-pandemia de 2019, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O número de redes de franquias também teve um crescimento saudável, chegando a 3.311, um acréscimo de 7,6% em relação ao ano anterior. Além disso, o setor foi responsável pela geração de 1,7 milhão de lucros, evidenciando um aumento de 7,1%. As operações de franquias somaram 195,8 mil, marcando um crescimento de 7,8%.

A expansão das franquias não se limita apenas aos números gerais. A taxa de abertura de novas operações foi de 17,3%, superando a marca de 14,9% em 2022. A taxa de fechamento de operações manteve-se estável, resultando em um saldo positivo significativo para o setor.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, destacou a capacidade de adaptação do setor, com ênfase na digitalização e ajuste de modelos de negócios. O interesse dos consumidores por atividades sociais, como eventos e confraternizações, impulsionou segmentos como Alimentação e Turismo.

“Os resultados mostram a capacidade de adaptação do setor, principalmente em relação à digitalização e ao ajuste de modelos de negócio. De outro lado, o desejo do consumidor por atividades sociais, principalmente eventos, encontros e confraternizações, movimentou o setor de forma geral, mas principalmente Alimentação e Turismo”, destacou o presidente da ABF, Tom Moreira Leite à Agência Brasil.

Segmentos com maiores crescimentos

O segmento de Alimentação – Food Service foi o que mais cresceu, com alta de 17,9%, beneficiado pela retomada das atividades sociais e aumento do delivery. Saúde, Beleza e Bem-Estar também se destacam, com crescimento de 17,5%, impulsionados por clínicas de estética e farmácias. Hotelaria e Turismo cresceram 16,4%, favorecidos pela retomada das viagens e eventos.

As projeções para o próximo ano são otimistas, com expectativa de aumento de 10% no faturamento no setor de franquias e crescimento contínuo em operações, redes e geração de empregos. Os setores de franquias do Brasil que mais tem destaque são: Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar.

A Cacau Show (Alimentação – Comércio e Distribuição) manteve a liderança do Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operação, com um total de 4.216 operações, o que representa um crescimento de 10,7% em relação à edição anterior.

Em seguida, vem O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 3.689 operações; McDonald’s (Alimentação – Food Service), com 2.662 operações (variação positiva de 2,50%); Colchões Ortobom (Casa e Construção), com 2.380 operações, e Odonto Company (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 1.899 operações.

Na sexta vem a rede Lubrax+ (Serviços Automotivos), com 1.741 operações (1,7%), seguida de Subway (Alimentação – Food Service), com 1.574, e AM/PM (Alimentação – Comércio e Distribuição), com 1.540. Depois vem a Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 1.400 operações, e o Burger King Brasil (Alimentação – Food Service) com 1.331 franquias (5,7%).

Participe dos nossos canais e Receba as últimas Notícias! Esteja sempre atualizado! Basta acessar: WhatsApp e Telegram!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado