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Carrefour Brasil tem queda e prejuízo de milhões no 4° trimestre

Prejuízo e fechamento de lojas marcam fim de ano

Carrefour Brasil
(Foto: Carrefour/Divulgação)
Carrefour Brasil
(Foto: Carrefour/Divulgação)

O Carrefour Brasil revelou um prejuízo líquido de R$ 565 milhões no último trimestre de 2023, contrastando com o lucro de R$ 426 milhões do mesmo período do ano anterior. A decisão de fechar lojas físicas teve um impacto significativo nos resultados financeiros, com vendas líquidas de R$ 28,1 bilhões, uma redução de 0,3% em comparação ao ano anterior.

A empresa tomou a difícil decisão de encerrar as atividades de 123 supermercados e hipermercados, sendo que 104 dessas lojas já estavam fechadas até janeiro deste ano. A administração justificou o fechamento dessas unidades devido ao desempenho abaixo do esperado, o que culminou em um Ebitda negativo de R$ 61 milhões para essas lojas no trimestre.

O Ebitda ajustado da companhia atingiu R$ 1,88 bilhão no trimestre, uma queda de 5% em relação ao ano anterior, e a margem Ebitda ajustada diminuiu 0,3 ponto percentual, ficando em 6,7%.

O Atacadão, principal negócio do Carrefour Brasil, apresentou um aumento de 3,2% nas vendas, alcançando R$ 19,3 bilhões, com uma melhora de 0,9 ponto percentual na margem Ebitda, que chegou a 7,2%.

Os desafios enfrentados pelo Carrefour Brasil se intensificaram com a retomada da inflação de alimentos desde outubro, afetando a decisão de clientes institucionais em reabastecerem seus estoques.

A divulgação desses resultados ocorreu em um momento delicado, após a morte do executivo Abilio Diniz, peça central na estratégia do grupo. Sobre os planos futuros e o impacto da perda de Diniz, o diretor financeiro Eric Alencar manteve-se reservado. Destacando que ainda não era momento para discutir as próximas etapas.