A Apple recentemente lançou o óculos Vision Pro, com a proposto de revolucionar a experiência de realidade virtual. O dispositivo, testado por milhares nos EUA, inclui telas 4K e áudio espacial para uma maior imersão. No entanto, o preço de US$ 3.499 e a limitada seleção de aplicativos específicos podem fazer alguns consumidores hesitarem na hora da compra.
Alguns dos usuários que testarem o Apple Vision Pro relataram a capacidade do dispositivo de envolver completamente o usuário, criando a sensação de estar dentro de um vídeo. A Apple oferece conteúdo otimizado, aproveitando as telas de alta resolução e o áudio imersivo. Ele conta com sensores que identificam movimentos dos olhos e das mãos, facilitando a interação com o conteúdo. Há também controle por voz, via Siri. Contudo, a experiência acabou sendo afetada pela duração da bateria de apenas duas horas e pelo custo adicional para quem precisa de lentes personalizadas.
Apesar desses obstáculos, o Vision Pro destaca-se pela qualidade de imagem e som, além de uma interface intuitiva que utiliza movimentos dos olhos e gestos manuais. Ainda assim, a escassez de aplicativos otimizados para realidade virtual limita seu potencial. Outros usuários relataram que muitos aplicativos convencionais ainda aparecem em 2D, o que pode mudar à medida que mais desenvolvedores se voltarem para a plataforma.
Comparando-se com concorrentes como o Meta Quest Pro, o Vision Pro tem um preço significativamente mais alto, o que levanta questões sobre seu valor.
Concorrentes no mercado
A meta também tem um óculos de realidade virtual, o Meta Quest Pro. Em relação a valor, o óculos da empresa de Zuckemberg custa US$ 1.499. Segundo as especificações do dispositivo no site da Meta, o Meta Quest Pro é descrito como um dispositivo de última geração para pessoas que querem estar na vanguarda do que é possível hoje. O Meta Quest Pro conta com nossa tecnologia mais recente para desafiar a narrativa atual em torno da VR e demonstrar sua versatilidade por meio de produtividade, presença e conexão.