Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Hora da aterrisagem? Gol busca US$ 1 Bi para reparos em frota

Negociações com credores estão em andamento. (Foto: Radubradu/Pexels)
Negociações com credores estão em andamento. (Foto: Radubradu/Pexels)

A Gol Linhas Aéreas, atualmente sob recuperação judicial nos Estados Unidos através do Chapter 11, enfrenta o desafio de reparar cerca de 20 de suas 140 aeronaves, todas paralisadas devido a problemas nos motores. A necessidade de manutenção dessas aeronaves e outras da frota é estimada em cerca de US$ 1 bilhão ao longo dos próximos três anos.

Estratégia de financiamento

Para enfrentar esse desafio, a Gol está em busca de novo financiamento dos arrendadores de aviões. Além disso, parte dos reparos será financiada através de um empréstimo DIP (debtor-in-possession) de US$ 950 milhões, enquanto a companhia também negocia com os arrendadores a possibilidade de conversão de dívida antiga em capital.

Reparos na Gol: posição financeira

Em dezembro de 2023, a Gol reportou passivos totais de US$ 8,3 bilhões e dívidas financeiras de US$ 4,2 bilhões, incluindo obrigações de leasing. Deste montante, US$ 2,1 bilhões possuem garantias, conforme informado pela Moody’s.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Perspectivas de negociação

As negociações com os arrendadores estão ainda em fases iniciais, mas há uma inclinação para que trabalhem em conjunto com a Gol. Há a expectativa de que os juízes do processo de recuperação judicial se mostrem favoráveis à manutenção das aeronaves mais novas e operacionais, essenciais para a reestruturação da companhia.

Suporte durante a reorganização

A obtenção do financiamento DIP de US$ 950 milhões, concedido pelos credores da controladora Abra, incluindo fundos como o Elliott, é um passo significativo para a Gol continuar operando durante sua reorganização. Esse suporte financeiro é crucial para a empresa no momento de reestruturação.

Renovação da frota

Apesar dos desafios envolvendo reparos em seus aviões, a Gol planeja prosseguir com a renovação de sua frota, substituindo aeronaves mais antigas e paralisadas por modelos de nova geração. A companhia aérea mantém o cronograma de recebimento de novas aeronaves, previstas inicialmente para 2023 e agora reagendadas para 2024, visando uma operação mais eficiente e econômica.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado