Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Arábia Saudita busca liderar em automobilismo elétrico

automobilismo elétrico
(Foto: Alex wolf mx/ Pexels)

A Arábia Saudita está posicionando-se como um líder global no automobilismo elétrico. Este movimento visa solidificar o reino como uma potência energética, sem depender exclusivamente do petróleo. Recentemente, o fundo soberano PIF investiu bilhões em esportes e inovação, destacando-se a parceria com Fórmula E, Extreme E e E1 Series. Alejandro Agag, mentor da Fórmula E destaca a diversificação como o principal objetivo dessas iniciativas. “É um negócio muito complicado porque é preciso pegar ativos dos três campeonatos para fazer algo que seja equilibrado. Estou muito satisfeito por podermos fazer isso ao longo dos três campeonatos, o que é único. Cada um tem conceitos diferentes, mas são todos elétricos” destacou o mentor.

A estratégia da Arábia Saudita de investir em automobilismo elétrico é parte do amplo plano Vision 2030. Este plano visa transformar a economia e reduzir a dependência do petróleo. O país está ciente das críticas de “greenwashing” mas, segundo Agag, as ações da Electric 360 visam promover inovação real e sustentável, diferenciando-se de meras estratégias de marketing verde.

Esportes como veículo para mudança

O interesse saudita no esporte, incluindo o automobilismo, é frequentemente visto como uma tentativa de “lavagem esportiva”. No entanto, Agag e outros defendem que o esporte é parte de uma estratégia mais ampla para melhorar a qualidade de vida na Arábia Saudita, oferecendo aos cidadãos acesso a entretenimento e atividades de classe mundial. A Arábia Saudita está expandindo suas iniciativas para incluir esportes, turismo e educação como pilares de seu desenvolvimento.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Rumo a um futuro sustentável

Com a transição para energias renováveis, a Arábia Saudita planeja instalar 130 GW de energia renovável até 2030. O país pretende ser um exportador líder de energia renovável, incluindo hidrogênio e amônia, marcando sua presença como uma superpotência energética mesmo após a era do petróleo. A indústria do automobilismo elétrico é apenas uma das várias iniciativas que refletem a visão saudita para um futuro sustentável e diversificado.

Uma visão de sustentabilidade e inovação

A aposta da Arábia Saudita no automobilismo elétrico é uma declaração ousada de seus planos de diversificação econômica e liderança em sustentabilidade. Através do Vision 2030 e investimentos significativos em esportes e energia renovável, o reino está se posicionando para um futuro onde não só será conhecido por seu petróleo, mas também como um pioneiro em inovação e sustentabilidade global. Este movimento não só beneficia a Arábia Saudita, mas também pode servir como um modelo para outras nações ricas em recursos naturais na transição para uma economia mais verde e diversificada.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado