Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Crescimento recorde na indústria automotiva em fevereiro de 2024

Industria Automotiva
(Foto: Cadu Gomes/VPR)

A indústria automobilística brasileira teve um aumento expressivo na produção em fevereiro. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou que a produção atingiu 189,7 mil unidades. Assim, é um crescimento de 24,3% em relação a janeiro. Esses números foram divulgados pela associação de montadoras nesta quinta-feira (7).

As vendas de veículos novos também apresentaram uma alta no mesmo período, totalizando 165,2 mil unidades, um incremento de 2,2% comparado ao mês anterior. O presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite, ressaltou que a média diária de emplacamentos em fevereiro aumentou em 18,4% em relação a janeiro, atingindo 8,7 mil unidades.

Uma informação relevante destacada pelo presidente da Anfavea é que a média diária de emplacamentos de fevereiro superou o período pré-pandemia.

Os veículos eletrificados continuam se destacando nas vendas, totalizando 22,5 mil unidades no primeiro bimestre, sendo 8 mil elétricos e 14,5 mil híbridos. O segmento representou 7,3% do total de vendas de veículos leves no período, em comparação com os 4,3% registrados em 2023.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

As importações realizadas antes do aumento da tarifa de importação no início do ano impulsionaram, em parte, o aumento das vendas de veículos eletrificados em fevereiro. No entanto, as exportações de fevereiro registraram uma queda de 14,1% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 30,7 mil unidades.

Apesar disso, o setor encerrou fevereiro com um estoque de 217,6 mil veículos novos, mantendo-se praticamente estável em relação a janeiro, correspondendo a 38 dias de vendas. Comparado com fevereiro de 2023, tanto a produção quanto as vendas de veículos registraram um aumento, com crescimentos de 17,4% e 27,1%, respectivamente. De acordo com a Anfavea, o movimento de alto emplacamento de veículos importados deve continuar em março.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado