Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Apple é processada por desenvolvedora de jogos

Epic Games processa novamente a Apple, alegando não cumprimento de ordens judiciais sobre métodos de pagamento alternativos na App Store.
Apple
(Foto: Laurenz Heymann/Unsplash)

A Epic Games, conhecida pelo desenvolvimento do jogo online Fortnite, lançou um novo processo legal contra a Apple, revivendo uma disputa na justiça que já viu muitos capítulos. Este novo processo levanta acusações de que a Apple não está implementando de forma justa as determinações judiciais referentes às opções de pagamento externas na App Store.

De acordo com a Epic, a gigante de tecnologia falhou em cumprir adequadamente a ordem para diversificar as opções de pagamento dentro de sua plataforma de aplicativos, a App Store, mantendo ainda taxas para quem opta por métodos alternativos. Este cenário dificulta, segundo a desenvolvedora, o acesso a conteúdos e serviços por vias não tradicionais.

A crítica da Epic Games

Tim Sweeney, CEO da Epic Games, criticou a complexidade imposta pela Apple para o uso de sistemas de pagamento concorrentes. Ele detalhou que são necessários até 15 passos para adquirir um aplicativo através das novas diretrizes propostas pela fabricante do iPhone, um processo que, em sua visão, deveria ser simplificado.

Na rede social X, antigo Twitter, o CEO da desenvolvedora fez mais críticas: “Deve ser igualmente fácil fazer um pagamento em um aplicativo através de um serviço terceirizado, assim como pelo serviço embarcado. A Apple e o Google não devem sair livres ao abusar de seu poder de gatekeepers para tirar vantagens, controlar ou taxar lojas ou pagamentos de serviço“.

A postura da Epic Games frente à Apple tem sido de constante desafio, com Sweeney defendendo a ideia de que uma competição justa nos sistemas operacionais móveis só será possível com igualdade de condições entre lojas de aplicativos oficiais e terceiras. Para ele, o procedimento de compra e acesso a jogos e aplicativos deve ser facilitado, incluindo a realização de pagamentos através de serviços externos.

Quando começou o embate

O embate da Epic Games com a App Store teve início com a tentativa da desenvolvedora de oferecer aos jogadores de Fortnite uma alternativa para a compra de V-Bucks, um dinheiro eletrônico dentro do jogo, que contornasse os sistemas de pagamento da plataforma da Apple. Além disso, a Epic expressa um desejo de expandir sua loja digital para dispositivos móveis, enfrentando, porém, barreiras impostas pelas detentoras dos sistemas operacionais, que, segundo a empresa, limitam a competitividade no mercado.

Detalhes da Epic Games

Fundada em 1991 pelo CEO Tim Sweeney, a Epic Games é uma empresa dos Estados Unidos. A empresa é sediada em Cary, na Carolina do Norte, e conta com mais de 40 escritórios espalhados pelo mundo. Hoje, a Epic é uma das principais empresas de entretenimento interativo e fornecedoras de tecnologia de engine 3D.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas