A rede de academias Smart Fit (SMFT3) anunciou um lucro líquido de R$ 686 milhões no quarto trimestre de 2023 (4T23). Então, é um aumento de 817% em comparação com o mesmo período de 2022. A recuperação da rentabilidade das unidades maduras para níveis pré-pandemia e o crescimento sólido das unidades inauguradas nos últimos três anos impulsionaram o bom desempenho.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado totalizou R$ 332 milhões no 4T23, assim, é um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem Ebitda ajustada alcançou 29,4% entre outubro e dezembro de 2023. Um aumento de 2,4 pontos percentuais em comparação com o 4T22.
A receita líquida atingiu R$ 1,131 bilhão no último trimestre de 2023, representando um crescimento de 33% em relação ao mesmo período de 2022. O aumento foi impulsionado pela expansão da rede própria de academias Smart Fit em 16%. Além disso, houve um aumento de 4% no número médio de alunos e um incremento de 6% no ticket médio, excluindo o impacto da consolidação dos resultados do Panamá e da Costa Rica.
O lucro bruto da Smart Fit alcançou R$ 564,2 milhões no 4T23. Um aumento de 46% em relação ao 4T22, com a margem bruta atingindo 49,9%. O valor representa um aumento de 4,7 pontos percentuais. No entanto, o resultado financeiro líquido registrou um saldo negativo de R$ 31,1 milhões no 4T23, um aumento de 10% em relação às perdas financeiras do mesmo período de 2022.
A geração de caixa operacional foi de R$ 426 milhões, um aumento impressionante de 169% em relação ao ano anterior. Em 31 de dezembro de 2023, a dívida líquida da empresa totalizava R$ 1,304 bilhão, com um indicador de alavancagem financeira de 0,68 vez.
Expansão
A Smart Fit marcou o quarto trimestre de 2023 com a inauguração de 132 academias, estabelecendo o melhor trimestre em termos de aberturas e adicionando 215 unidades ao longo do ano, alcançando um recorde de crescimento de 18% em relação a dezembro de 2022.