Fundada em 1979 na Espanha, a Distribuidora Internacional de Alimentación, S.A. (DIA) surgiu como uma rede pioneira de supermercados de descontos. Com mais de 7.182 lojas espalhadas por oito países, incluindo a Argentina, Brasil, China, e Espanha, a Rede Dia de Supermercados destaca-se pela sua política de redução de preços, alcançada por meio da minimização dos custos operacionais. Essa estratégia inclui lojas com pouca decoração e um enfoque em produtos de marcas de preço mais baixo, incluindo a marca própria.
Presença Internacional
A expansão internacional da Rede de Supermercados Dia não se limitou apenas aos países de origem. Em Portugal, opera sob a designação de Minipreço, com 608 lojas em 2019. Já no Brasil, a presença da bandeira Dia remonta a 2001, marcando um período elevado de operação sob o grupo Carrefour, de 2000 a 2011. A rede tornou-se independente em janeiro de 2012, juntando-se ao índice IBEX 35 da Bolsa de Madri.
Aquisições e Crescimento
O mês de Setembro de 2012 foi um marco importante para a empresa, com a aquisição das lojas da cadeia alemã Schlecker na Península Ibérica, numa transação que ultrapassou os 70,5 milhões de euros. Essa expansão reflete o dinamismo e a ambição da Rede Dia de Supermercados em consolidar sua presença no mercado europeu.
Controle e Desafios
Em maio de 2019, durante um período de dificuldades financeiras e desempenho insatisfatório da companhia, a LetterOne, uma empresa sob o comando do investidor russo Mikhail Fridman, adquiriu 69,76% da rede de supermercados Dia através de uma oferta pública de aquisição. Apesar de um prejuízo de 30 milhões de euros em 2023, uma melhoria em relação ao prejuízo de 124 milhões de euros em 2022, a empresa viu um aumento nas receitas líquidas para 6,7 bilhões de euros, impulsionadas principalmente pelo lucro na Espanha.
Redução da Operação no Brasil
Recentemente, a Rede de Supermercados Dia adotou uma medida no Brasil optando pelo fechando 343 lojas e três centros de distribuição. Essa decisão, anunciada na quinta-feira (14/03), visa concentrar as operações na região de São Paulo, marcando um novo momento para o grupo após 23 anos de atuação no país. Ao anunciar as medidas, o diretor financeiro, Guillaume Marie Didier, destacou a importância dessa reestruturação para o futuro da operação da empresa no Brasil, enfatizando a necessidade de analisar e redefinir estratégias de negócios em resposta a desempenhos financeiros negativos consecutivos.