Em fevereiro, as vendas financiadas de veículos no Brasil atingiram um total de 525 mil unidades, incluindo novos e usados, conforme dados da Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O número representa um aumento de 30,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entretanto, tenha tido uma queda de 6,6% em relação a janeiro.
Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, comentou sobre os resultados, observando que “o mês de fevereiro, assim como em janeiro, mostra números positivos e que esse início de ano está dando continuidade à recuperação do setor vista no segundo semestre de 2023.” Ele explicou que a queda em relação ao mês anterior pode ser atribuída ao número de feriados durante o período. Além disso, destacou que a média de veículos financiados em fevereiro por dia útil é maior do que em janeiro.
No segmento de autos leves, a alta foi de 26,2% em comparação com fevereiro de 2023, embora tenha tido uma queda de 10,5% em relação a janeiro. O financiamento de veículos pesados também registrou aumento. Uma alta de 24,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior e de 6,1% em relação a janeiro. As vendas de motos apresentaram um aumento de 45,8% em relação a fevereiro de 2023 e 3,2% em relação a janeiro.
Acumulado
No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos totalizaram 1 milhão de unidades. Assim, é um aumento de 28,8% em relação ao mesmo período de 2023, o que equivale a cerca de 243 mil unidades a mais. Além disso, este é o melhor desempenho para os dois primeiros meses do ano desde 2012.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o território nacional.