Publicidade

Mulheres e o mercado automotivo: estudo revela preferências

Conforto e segurança lideram critérios de compra femininos

(Foto: Antoni Shkraba?Pexels)
(Foto: Antoni Shkraba?Pexels)
(Foto: Antoni Shkraba?Pexels)
(Foto: Antoni Shkraba?Pexels)

Uma recente pesquisa conduzida pela Webmotors, em colaboração com a QuestionPro, detalha as tendências e preferências de compra femininas no setor automotivo brasileiro. O levantamento envolveu 700 mulheres, majoritariamente de 25 a 34 anos, com graduação superior, casadas, mães, moradoras do Sudeste, e 80% delas proprietárias de veículos.

Critérios de Escolha e Preferências

Conforto emerge como o atributo mais valorizado, citado por 90% das participantes, seguido pela busca por economia e desempenho (79%), e preocupações com a segurança do veículo (60%), de acordo com os insights do Webmotors Autoinsights.

Planos de Aquisição

Sobre a intenção de compra, 71% das entrevistadas expressam o desejo de adquirir ou trocar de veículo. Dentre estas, 64% visam comprar um carro, enquanto 7% estão interessadas em motocicletas. Além disso, 37% planejam fazer essa aquisição nos próximos 12 meses, e 33% projetam realizar a troca em 2024.

Motivação para a Troca

O principal motivo para a substituição de veículo apontado foi a melhoria na qualidade de vida ou no padrão do veículo atual (56%), seguido pela necessidade de um carro maior para acomodar a família (23%) e a compra de um novo automóvel para todos os membros da família (16%).

Escolhas por Categoria, Marca e Cor

Quanto às categorias, sedãs são os preferidos com 54%, seguidos por SUVs (47%) e hatches (24%). Chevrolet (14%), Fiat (12%) e Toyota (11%) são as marcas mais desejadas, enquanto as cores prediletas são preta (34%), branca (21%) e prata (20%).

Visão e Compromisso da Webmotors

Natalia Spigai, CMO da Webmotors, destaca a mudança de comportamento das mulheres no mercado automotivo como um indicativo da crescente influência feminina nas decisões de compra, ressaltando o compromisso da empresa em oferecer serviços e experiências que atendam a essas demandas específicas.