A Gol Linhas Aéreas conquistou, nesta quarta-feira (10), a autorização de uma corte de Nova York para acessar a última parcela, de US$ 450 milhões, de um empréstimo do tipo DIP. Este empréstimo é indispensável para a empresa, que se encontra em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, especificamente sob o Chapter 11. O DIP, conhecido como Debtor in Possession, é uma modalidade de financiamento para empresas sob recuperação, com a característica de que os credores deste empréstimo têm prioridade sobre outros débitos da empresa.
Fontes próximas ao processo informaram ao Valor sobre a aprovação, que permite à Gol acessar integralmente os recursos do DIP, que totalizam US$ 1 bilhão. Destes, US$ 450 milhões ainda estavam pendentes de liberação. A primeira e segunda parcelas deste empréstimo já haviam sido disponibilizadas anteriormente à empresa.
A Gol recebeu o suporte inicial dos detentores de títulos da holding Abra, com vencimento em 2028, que aprovaram o financiamento DIP. Houve, porém, contestações por parte de detentores de papéis com vencimento em 2026. Após negociações, estas objeções foram retiradas, permitindo a continuidade do empréstimo e a inclusão de mais capital por parte dos credores.
Esta autorização chega em um momento central para a Gol, que enfrenta dificuldades para expandir sua oferta de voos. Em fevereiro, a empresa observou uma diminuição de sua participação no mercado corporativo, sendo ultrapassada pela Latam. A Latam assumiu a liderança do segmento, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
A liberação da parcela de US$ 450 milhões representa um passo importante para a Gol, possibilitando que a companhia fortaleça sua posição financeira e estratégica no mercado aéreo. Com o mercado de aviação em fase de recuperação, a obtenção destes recursos pelo mecanismo DIP destaca a capacidade da Gol de navegar pelo processo de recuperação judicial, assegurando a continuidade de suas operações, e a manutenção de sua competitividade no setor.