Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

TikTok Lite pode ser tão viciante quanto cigarros leves, diz UE

TikTok Lite pode ser tão viciante quanto cigarros leves, diz UE
(Foto: Solen Feyissa/Unsplash).

A União Europeia (UE) iniciou uma investigação sobre o TikTok Lite, alegando que o aplicativo pode ser viciante para os jovens. O software, versão mais leve do popular aplicativo de vídeos, é oferecido pela empresa chinesa ByteDance e está disponível na França e na Espanha desde março.

O aplicativo traz um programa de “tarefa e recompensa”, onde os usuários ganham pontos ao assistir e interagir com vídeos. Estes pontos podem ser trocados por vouchers da Amazon ou pela moeda digital do TikTok. A Comissão Europeia (CE), o departamento executivo da União Europeia (UE), preocupada com os possíveis impactos negativos desse sistema, sugeriu que poderia impor medidas para suspender o TikTok Lite durante a investigação.

O comissário para o Mercado Interno da UE, Thierry Breton, comparou o aplicativo a um produto prejudicial. “Suspeitamos que o TikTok Lite pode ser tão tóxico e viciante quanto cigarros leves”, disse Breton. Ele afirmou que a UE está determinada a proteger os jovens.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

 

A ByteDance tem até o dia 24 de abril para responder às alegações. Caso não apresente defesa adequada, pode enfrentar penalidades, incluindo multas de até 1% de sua renda anual total ou volume de negócios global, e penalidades periódicas de até 5% da renda média diária ou volume de negócios anual global.

Nos Estados Unidos, a empresa também enfrenta desafios legais. Recentemente, foi condenada a pagar R$ 500 a cada usuário brasileiro por questões legais. Além disso, pode ser obrigada a desvincular-se da ByteDance ou enfrentar uma proibição no país, onde possui cerca de 170 milhões de usuários.

A CE também está preocupada com a saúde mental dos usuários, especialmente os menores de idade. “Considera que há riscos de danos graves à saúde mental dos usuários”, afirmou a CE em comunicado.

O TikTok Lite foi projetado para ocupar menos espaço e funcionar com conexões de Internet mais lentas, mas seu novo sistema de recompensas gera debates sobre o potencial viciante. O aplicativo permite que usuários ganhem pontos completando tarefas como assistir a um vídeo inteiro, dar “curtidas”, seguir criadores de conteúdo e convidar contatos para a plataforma.

A Comissão alertou que o TikTok pode enfrentar medidas provisórias, incluindo a suspensão do programa de recompensas, enquanto aguarda uma avaliação mais completa de sua segurança. Se a ByteDance não apresentar novas informações até a data limite, estará sujeita a multas consideráveis.

Por fim, em fevereiro, a CE já havia aberto uma investigação formal sobre o TikTok por supostas violações das obrigações de proteção aos menores online.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado