O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido registrou um crescimento de 0,6% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o trimestre anterior, de acordo com dados preliminares do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS). A recuperação surge após quedas consecutivas de 0,3% no quarto trimestre e de 0,1% no terceiro trimestre de 2023. Portanto, tirou o país da chamada recessão técnica.
Na comparação anual, estima-se que o PIB britânico tenha crescido 0,2% nos primeiros três meses de 2024. O desempenho positivo foi impulsionado por um aumento de 0,7% na produção de serviços. Das 20 categorias analisadas no setor, 13 apresentaram crescimento no período, em comparação com apenas seis no trimestre anterior.
O setor produtivo também mostrou sinais de recuperação, registrando um crescimento de 0,8% no último trimestre, após ter encolhido 1,1% no quarto trimestre de 2023. O setor sofreu uma queda de 0,5% em janeiro de 2024, mas se recuperou com expansões de 1% em fevereiro e 0,2% em março.
Em contraste, o setor de construção enfrentou retração de 0,9% no primeiro trimestre de 2024, repetindo o declínio do trimestre anterior. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o nível de produção desse segmento ficou 0,7% abaixo.
Os dados preliminares fornecem um quadro geral da economia do Reino Unido, sugerindo que, apesar das dificuldades em setores como a construção, o país está se recuperando gradualmente da recessão técnica, impulsionado pelo setor de serviços e pela retomada na produção.