Publicidade

Entre transições e fusões, lucro da Sony aumenta 34% no 4º trimestre fiscal

Negócios de jogos e filmes impulsionam resultados

Lucro da Sony no último trimestre fiscal. (Imagem: Divulgação/Sony)
Lucro da Sony no último trimestre fiscal. (Imagem: Divulgação/Sony)
Lucro da Sony no último trimestre fiscal. (Imagem: Divulgação/Sony)
Lucro da Sony no último trimestre fiscal. (Imagem: Divulgação/Sony)

O Grupo Sony reportou um aumento de 34% no lucro líquido do quarto trimestre fiscal, encerrado em março, graças aos resultados mais fortes dos seus negócios de jogos e filmes. O lucro líquido da empresa japonesa de entretenimento e eletrônicos chegou a 189 bilhões de ienes (US$ 1,21 bilhão) nos três meses até março, superando a estimativa de 149,71 bilhões de ienes.

Receita e lucro operacional

A receita do quarto trimestre fiscal aumentou 14%, para 3,48 trilhões de ienes. O lucro operacional do negócio de jogos mais que dobrou, alcançando 105,98 bilhões de ienes, enquanto o segmento de filmes quase dobrou, atingindo 30,67 bilhões de ienes.

Previsões para o ano fiscal

Para o ano fiscal iniciado em abril, a Sony projeta que a receita cairá 5,5%, para 12,310 trilhões de ienes, e o lucro líquido deve recuar 4,7%, para 925 bilhões de ienes. A empresa espera que o lucro operacional do negócio de jogos aumente 6,8%, para 310 bilhões de ienes. A Sony vendeu 20,8 milhões de unidades do PlayStation 5 no ano encerrado em março, comparado a 19,1 milhões de unidades no ano fiscal anterior.

Leia também:

Sony demite 900 funcionários e fecha um estúdio em Londres

Desempenho do PS5 e desafios no setor

O setor de videogames enfrenta desafios após um boom impulsionado pela pandemia. A Sony anunciou em fevereiro a demissão de 900 funcionários relacionados ao PlayStation. A Microsoft também fez cortes significativos após a aquisição da Activision Blizzard.

Potencial aquisição da Paramount

A Sony tem estado no centro das atenções devido a uma possível aquisição da Paramount Global em parceria com a Apollo Global Management, uma fusão que pode fortalecer seu negócio de filmes. Apesar dos relatos, o CEO Hiroki Totoki se recusou a comentar sobre qualquer “acordo específico”.

Resultado anual e recomendações

Para o ano fiscal de 2023-24, a Sony registrou um lucro líquido de 970,6 bilhões de ienes (US$ 6,2 bilhões), uma queda de 3,5% em relação ao ano anterior, mas superando sua previsão. A empresa espera um novo declínio no lucro líquido para 925 bilhões de ienes no atual ano fiscal.

Recompra de ações e projeções para o futuro

A Sony anunciou a recompra de até 250 bilhões de ienes de suas ações em 2025 e realizará um desdobramento de ações de uma por cinco a partir de 1º de outubro. A companhia prevê um aumento de 5% no lucro operacional este ano, impulsionado pela demanda por sensores de imagem, apesar das expectativas de vendas menores para o PlayStation 5.

Negócio de sensores de imagem

A divisão de chips, especialmente sensores de imagem para smartphones, deve ter um aumento de 40% no lucro operacional devido ao crescimento de vendas e à redução de custos. A Sony espera que as receitas do PlayStation 5 caiam para 18 milhões de unidades em comparação com 20,8 milhões do ano passado, mas prevê um crescimento de 7% no lucro devido ao maior engajamento do usuário e controle de custos.

Mudanças na liderança da SIE

Os executivos Hermen Hulst e Hideaki Nishino assumirão como CEOs da unidade de jogos da Sony, substituindo Jim Ryan, que se aposentou em março. Hulst liderará o Studio Business Group, enquanto Nishino chefiará o Platform Business Group, responsável pelo hardware de console e tecnologia.