Na última terça-feira (14/05), a Uber anunciou a compra da Foodpanda, marca do conglomerado Delivery Hero, em Taiwan, por US$ 950 milhões (R$ 4,75 bilhões). A aquisição, totalmente em dinheiro, está sujeita à aprovação regulatória e outras condições, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2025.
Contexto e impacto no mercado
A Uber destacou que Taiwan é um mercado competitivo, onde as plataformas de entrega de comida on-line ainda representam uma pequena parte do setor. Pierre-Dimitri Gore-Coty, vice-presidente sênior de entregas da Uber, afirmou que a transação proporcionará mais conveniência e valor nos próximos anos. A Uber também registrou um aumento de 17% nas vendas no ano passado, atingindo US$ 37,3 bilhões.
“A união de nossas diferentes bases de clientes, seleções de comerciantes e pegadas geográficas nos permitirá oferecer mais opções e os melhores preços para os consumidores, maior demanda para os restaurantes e mais oportunidades de ganhos para os parceiros de entrega”, afirmou Gore-Coty.
Uber e a Foodpanda Taiwan: razões para a aquisição
Niklas Östberg, CEO e cofundador da Delivery Hero, explicou que a empresa decidiu concentrar seus recursos em outros mercados. Até o fechamento do acordo, a Delivery Hero continuará operando a Foodpanda Taiwan. Após o fechamento, os consumidores, comerciantes e parceiros de entrega da Foodpanda serão transferidos para o Uber Eats.
Leia também:
Taiwan no olho do furacão: O xeque-mate geopolítico
Histórico da Foodpanda
A Foodpanda Taiwan, parte do grupo Delivery Hero SE, iniciou suas operações em Taiwan como uma plataforma de entrega de alimentos, rapidamente se estabelecendo como um dos principais serviços do setor. Ao longo dos anos, a Foodpanda ampliou sua presença em diversas regiões de Taiwan, atendendo não apenas os grandes centros urbanos, mas também cidades menores e áreas suburbanas.
A aquisição permitirá, desse modo, que a Uber expanda sua presença em Taiwan. A fim de reunir as bases complementares de comerciantes, essa integração irá contemplar parceiros de entrega e consumidores das duas empresas em um único aplicativo.
Aspectos financeiros
Além da aquisição principal, a Uber também comprará US$ 300 milhões (R$ 1,5 bilhões) em ações ordinárias recém-emitidas da Delivery Hero. Isso dará à Uber uma participação de 3% na empresa alemã. A partir disso, as ações da Delivery Hero subiram quase 20% após o anúncio do acordo.
Comentários dos executivos
Ademais, Östberg destacou a necessidade de focar em outras partes da presença global da Delivery Hero. Por outro lado, Pierre-Dimitri Gore-Coty enfatizou a vantagem de combinar diferentes bases de clientes e seleções de comerciantes. Essa medida, portanto, visa oferecer melhores opções e preços.
“A força dos nossos negócios em Taiwan é uma prova do trabalho árduo de muitas equipes nos últimos oito anos. Para criar um serviço líder mundial, chegamos à conclusão de que precisamos concentrar nossos recursos em outras partes de nossa presença global, onde sentimos que podemos ter o maior impacto para clientes, fornecedores e usuários. Esse acordo dá à foodpanda uma pista empolgante em Taiwan e desejamos a eles tudo de melhor em seu próximo capítulo”, disse Östberg.