Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Conheça os 10 maiores portos do mundo em movimentação de cargas

China domina o ranking dos maiores portos mundiais

Maiores portos do mundo. (Imagem: Albin Berlin/Pexels)
Maiores portos do mundo. (Imagem: Albin Berlin/Pexels)

O comércio marítimo é crucial para a economia global, com os portos desempenhando um papel vital. Atualmente, os portos movimentam bilhões mensalmente. Veja o ranking dos 10 maiores portos do mundo em movimentação de cargas.

Porto de Xangai

O Porto de Xangai é o maior porto do mundo, movimentando mais de 43 milhões de TEUs em 2019. Localizado na cidade de Xangai, ele combina um porto de águas profundas e um porto fluvial.

TEU (Twenty-Foot Equivalent Unit) é uma unidade de medida padrão utilizada para calcular a capacidade dos contêineres e a movimentação de cargas em portos marítimos. Um TEU equivale a um contêiner de 20 pés de comprimento (aproximadamente 6,1 metros). Essa unidade permite uma comparação consistente da capacidade de diferentes portos e navios, facilitando a gestão e a logística do comércio internacional.

Publicidade

Porto de Cingapura

O Porto de Cingapura é o segundo maior do mundo. Em 2019, de acordo com dados levantados pela One Hundred Ports, movimentou 37 milhões de TEUs.

Leia também:

Porto do Pecém registra crescimento de 18% no 1T24

Porto de Ningbo-Zhoushan

Localizado na costa do Mar da China Oriental, o Porto de Ningbo-Zhoushan movimentou 27,53 milhões de TEUs em 2019.

Porto de Shenzhen

O Porto de Shenzhen é composto por vários portos ao longo da costa de Shenzhen. Em 2019, movimentou 25,77 milhões de TEUs.

Porto de Guangzhou

O Porto de Guangzhou, principal porto marítimo da cidade de Guangzhou, movimentou 23,23 milhões de TEUs em 2019.

Porto de Busan

O maior porto da Coreia do Sul, Busan, movimentou 21,99 milhões de TEUs em 2019. Está situado na foz do rio Nakdong.

Porto de Qingdao

O Porto de Qingdao, localizado no Mar Amarelo, movimentou 21,01 milhões de TEUs em 2019, o maior crescimento entre os 10 maiores portos.

Porto de Hong Kong

O Porto de Hong Kong, focado no comércio de produtos manufaturados, movimentou 19,9 milhões de TEUs em 2022. É uma importante ligação entre a China e o mundo.

Porto de Tianjin

Maior porto do norte da China, Tianjin movimentou 17,26 milhões de TEUs em 2019. É a principal fonte de comércio marítimo de Pequim.

Porto de Rotterdam

O Porto de Rotterdam, o maior da Europa, movimentou 14,81 milhões de TEUs em 2019. Está situado na Holanda e é um ponto crucial para o comércio europeu.

Posição do Brasil

O Porto de Santos é o maior porto do Brasil e da América Latina, ocupando a 43ª posição global. Em 2019, movimentou mais de 4 milhões de TEUs.

Entre os diferenciais do Porto de Santos está a sua proximidade com São Paulo, o maior centro econômico da América Latina, e sua conexão com os modais ferroviário, rodoviário e dutoviário.

Logística internacional

A logística internacional é essencial para o comércio exterior, representando cerca de 90% da movimentação de cargas no mundo. Em 2023, o Brasil exportou mais de 100 milhões de toneladas de soja, um recorde histórico.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado