Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BC disponibiliza 4 mil moedas de prata de 200 anos da Constituição

Peça prateada celebra 200 anos da Constituição

BC disponibiliza 4 mil moedas de prata de 200 anos da Constituição
(Foto: Divulgação/ Banco Central do Brasil).

A partir desta sexta-feira (24), os colecionadores podem adquirir uma moeda especial lançada pelo Banco Central (BC). Esta peça homenageia os 200 anos da primeira Constituição brasileira e faz parte de um novo lote de 4 mil unidades disponíveis. Confeccionada em prata, a moeda tem um valor de face de R$ 5, mas será comercializada por R$ 440. Além disso, a venda ocorre exclusivamente através do site Clube da Medalha, operado pela Casa da Moeda.

Após o sucesso da produção inicial de 3 mil unidades em abril, a alta procura levou o BC a considerar aumentar a tiragem para até 10 mil peças.

Design e Simbolismo

O design da moeda é notável pela sua inovação e significado histórico. No anverso, destaca-se o livro da Constituição de 1824 aberto, com páginas em cor sépia, simbolizando a antiguidade do documento. Ademais, detalhes como a pena estilizada e o texto manuscrito mostram como redigiram o documento há dois séculos. Por outro lado, o reverso exibe o prédio do Congresso Nacional, representando o Poder Legislativo com duas cúpulas que simbolizam o sistema bicameral introduzido pela Constituição.

Publicidade

Lançamento e Legado

O evento de lançamento ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados com representantes do BC, da Casa da Moeda e da Câmara. A Constituição de 1824, promulgada por Dom Pedro I, estabeleceu um governo com quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador, liderado pelo imperador. Este documento, que durou 65 anos, foi a Constituição mais longeva do Brasil e criou bases para o atual sistema governamental, incluindo o Poder Legislativo bicameral e o Supremo Tribunal Federal.

Consequentemente, essa moeda, além de ser um objeto de coleção, serve como um tributo à história e ao desenvolvimento político e jurídico do Brasil, refletindo sobre as raízes da legislação que ainda influenciam o país.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado