Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Inflação em Porto Alegre sobe 0,86% em maio, diz IBGE

Chuvas influenciaram coleta de preços na capital gaúcha

Inflação - Supermercado
(Imagem: Walter Campanato/Agência Brasil)

Em maio, o IPCA-15 na cidade de Porto Alegre mostrou uma alta de 0,86%, influenciada pelas enchentes que atingiram a capital do Rio Grande do Sul. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da inflação nesta terça-feira (28). No entanto, em abril, o índice havia registrado uma ligeira queda de 0,01%.

As chuvas provocaram uma situação de calamidade pública, levando o IBGE a realizar a coleta de preços de forma parcialmente remota. A partir de 6 de maio, o IBGE intensificou essa modalidade, após coletar cerca de 70% dos preços presencialmente. Aproximadamente 30% da coleta ocorreu por telefone ou internet, com a coleta presencial mantida quando possível.

Portanto, o cálculo do IPCA-15 foi realizado com a coleta de preços entre 16 de abril e 15 de maio de 2024, comparados com os preços de 15 de março a 15 de abril de 2024. A metodologia seguiu os critérios do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC), garantindo a precisão dos dados.

Publicidade

No acumulado do ano, o IPCA-15 aponta uma alta de 1,20% na capital gaúcha. Nos últimos 12 meses, a prévia da inflação oficial chegou a 3,44%, refletindo as variações mensais e os impactos das condições climáticas.

Em meio à situação emergencial, a coleta de preços por telefone ou internet foi uma solução necessária. No entanto, não foi possível coletar remotamente alguns subitens, como hortaliças e verduras. Nessas situações, o IBGE utilizou técnicas de imputação de dados para assegurar a consistência do índice.

O IPCA-15 abrange famílias com rendimentos de 1 a 40 salários-mínimos e inclui as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.

Veja também:

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado