Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

FIEC reporta crescimento de 5,4% na economia do Ceará em 2024

Observatório da Indústria aponta melhorias na economia e indústria

FIEC reporta crescimento de 5,4% na economia do Ceará em 2024
(Foto: Divulgação/FIEC).

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) divulgou, nesta quarta-feira, um relatório detalhado sobre o desempenho da economia do Brasil e do Ceará no primeiro trimestre de 2024. O estudo abordou aspectos como a atividade industrial, juros, inflação, emprego, exportações e expectativas futuras. Os resultados indicam uma recuperação econômica no estado, principalmente no aumento de empregos formais e nas melhorias no setor industrial.

Resultados do primeiro trimestre

Guilherme Muchale, Gerente do Observatório da Indústria e Economista-chefe da FIEC, conduziu a apresentação, ao lado de Lauro Chaves Neto, Assessor Econômico, e David Guimarães, Especialista em Inteligência Competitiva. O relatório mostra que o Ceará alcançou um crescimento econômico de 5,4% desde o início do ano. A redução das taxas de juros, o aumento do emprego formal e a diminuição da inadimplência impulsionaram este avanço.

FIEC relatório economia Ceará
(Foto: Divulgação/FIEC).

Muchale enfatizou que a indústria cearense teve uma evolução notável, com o setor de confecções crescendo 27,5%, seguido pelo de couro e calçados com 19,5% e o de bebidas com 14,9%. “O comportamento da economia no Ceará tem sido favorável, impulsionado pela recuperação do mercado de trabalho formal e pelo incremento da produção industrial,” explicou.

Publicidade

Mercado de trabalho

Além disso, no mercado de trabalho, o estado registrou um aumento de 16.780 empregos formais em abril, o que representa um crescimento de 1,2% desde dezembro de 2023. Desses, 3.603 foram na indústria, colocando o Ceará em uma posição de destaque na região Nordeste.

David Guimarães apontou as oportunidades futuras e os desafios, especialmente considerando as incertezas geopolíticas que podem afetar a demanda industrial. Dessa forma, ele também destacou a importância do novo hub de Hidrogênio Verde (H2V) para o estado. “A perspectiva de novos projetos é crucial para a continuidade da retomada dos investimentos no Ceará,” comentou, acrescentando que os empresários precisam de um ambiente estável para investir.

Contribuição para tomada de decisões

Por fim, Lauro Chaves Neto enfatizou a importância do estudo para a indústria e o setor público. “Com nossa análise, oferecemos informações essenciais que auxiliam na tomada de decisões estratégicas, visando elevar a competitividade da economia cearense,” afirmou. Ressaltando, portanto, que transformar dados em informações práticas é um dos principais objetivos do Observatório da Indústria.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado