Publicidade

Paraguai e Itália enviam doações ao Rio Grande do Sul

Doações incluem água, colchões e medicamentos

Paraguai - Itália - Ajuda Humanitária - Rio Grande do Sul - Brasil
(Imagem: divulgação/Agência Brasil)
Paraguai - Itália - Ajuda Humanitária - Rio Grande do Sul - Brasil
(Imagem: divulgação/Agência Brasil)

A Itália enviou uma aeronave B-767 carregada com 30 toneladas de itens de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul. O avião pousou na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, trazendo medicamentos e suprimentos médicos suficientes para atender 100 mil pessoas por três meses. Além disso, a carga incluía tendas capazes de abrigar 4,5 mil pessoas e cinco geradores com capacidade de 60 kVA/h.

Os italianos enviaram ainda dois potabilizadores de água, capazes de produzir 64 mil litros de água potável por dia, e quatro tanques com capacidade de 10 mil litros. O Ministério das Relações Exteriores italiano organizou a viagem em parceria com o Programa Alimentar Mundial da ONU. Alessandro Cortese, embaixador da Itália no Brasil, acompanhou a chegada do avião.

Na quarta-feira (29), o governo do Paraguai enviou 40 caminhões com itens de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. A remessa foi feita pela Ponte da Amizade, contendo itens como água mineral, colchões e material de limpeza. Em uma rede social, o presidente paraguaio, Santiago Peña, expressou solidariedade aos brasileiros afetados. “Estamos com o Brasil, porque nos une uma forte amizade e porque quando estamos unidos não há adversidade que não possamos enfrentar juntos”, afirmou.

As enchentes e chuvas fortes que atingiram o Rio Grande do Sul causaram grandes danos e desabrigaram milhares de pessoas. De acordo com o balanço mais recente da Defesa Civil gaúcha, um mês após o início da tragédia, mais de 580 mil pessoas estão desalojadas e 45.126 encontram-se em abrigos temporários.

Veja também:

Empresas doam 2 milhões de kg de carne ao Rio Grande do Sul