Publicidade

Great Wall Motor fecha sede europeia: o que isso significa?

Fechamento afeta 100 funcionários

Fechamento da sede europeia da Great Wall Motor. (Foto: Reprodução/GWM)
Fechamento da sede europeia da Great Wall Motor. (Foto: Reprodução/GWM)
Fechamento da sede europeia da Great Wall Motor. (Foto: Reprodução/GWM)
Fechamento da sede europeia da Great Wall Motor. (Foto: Reprodução/GWM)

A Great Wall Motor anunciou hoje (1) que fechará sua sede europeia em Munique. A decisão resultará na demissão de 100 funcionários, incluindo a equipe de gestão.

Todavia, o anúncio do fechamento foi feito de forma privada no dia 28 de maio. Um ex-funcionário confirmou que a empresa comunicou a decisão devido às vendas decepcionantes na Europa.

Além disso, a fabricante chinesa também suspenderá seus planos de expansão na Áustria e Suíça. As operações europeias serão gerenciadas a partir da China.

Desafios no mercado

Até recentemente, a Great Wall tinha planos ambiciosos para a Europa, incluindo a construção de uma fábrica no continente. No entanto, a empresa adiou a meta de vender 1 milhão de carros fora da China de 2025 para 2030.

Nesse contexto, em abril, a empresa vendeu apenas 247 carros na Alemanha, em comparação aos 9.106 da Hyundai. A baixa demanda resultou em ajustes estratégicos para a empresa.

Sede europeia da Great Wall: parcerias locais

Apesar do fechamento, a Great Wall continuará a vender carros nos mercados já estabelecidos, como Alemanha, Israel, Irlanda, Reino Unido e Suécia. Nesse sentido, na Alemanha, uma parceira local continuará cuidando das importações. Com isso, a GWM irá transferir o armazém de peças de Nuremberg para Amsterdã. A empresa manterá, portanto, sua presença através de escritórios na China.

Leia também:

SVOLT e o mercado de baterias

A SVOLT, subsidiária da Great Wall, suspendeu a construção de uma fábrica de baterias em Lauchhammer, Alemanha. A empresa tomou sua decisão após o cancelamento de um grande pedido e a volatilidade do mercado de veículos elétricos. Além disso, ela enfrenta concorrência de outras empresas chinesas de baterias, como a CATL, que possui uma fábrica na Alemanha e está construindo outra na Hungria.

Fundada em 2018 e originalmente parte da Unidade de Baterias da GWM, a SVOLT se especializou no desenvolvimento e fabricação de baterias de alta performance para veículos elétricos e armazenamento de energia. Sediada em Changzhou, província de Jiangsu, na China, a SVOLT rapidamente se estabeleceu como um player importante no mercado global de baterias.

Histórico da Great Wall

A Great Wall Motors Company Limited (GWM) é a maior fabricante de automóveis privada da China. Fundada em 1984, a empresa rapidamente se destacou pela produção de veículos utilitários esportivos (SUVs) e picapes. Com sede em Baoding, província de Hebei, a GWM tem se expandido continuamente, atingindo presença em mais de 60 países.

A GWM é proprietária de várias marcas conhecidas, incluindo Haval, especializada em SUVs; Tank, focada em SUVs off-road; Poer, voltada para picapes; e ORA, dedicada a veículos elétricos compactos. Em 2022, a empresa vendeu mais de 1 milhão de veículos, demonstrando sua capacidade de produção em grande escala e a popularidade de seus modelos, especialmente na China.

Futuro no Brasil

Por fim, a Great Wall também adiou sua produção no Brasil. A fábrica em Iracemápolis (SP) iniciará a montagem no segundo semestre de 2024, começando com o SUV médio Haval H6.