Publicidade

Carrefour Brasil (CRFB3) aprova incorporação do Grupo Big

A companhia visa simplificar a estrutura e melhora eficiência

Carrefour
Foto: Divulgação
Carrefour
Foto: Divulgação

Em uma assembleia realizada nesta quarta-feira (5/6), os acionistas do Carrefour Brasil (CRFB3) aprovaram a incorporação do Grupo Big Brasil. Esta medida foi tomada para integrar ainda mais os negócios após a aquisição que foi implementada em 2022.

Objetivo da Incorporação

A incorporação do Grupo Big pelo Carrefour Brasil busca simplificar a estrutura societária da empresa. Com isso, pretende-se consolidar a gestão das atividades em uma única holding. Este movimento visa reduzir custos e despesas operacionais, além de melhorar a eficiência administrativa e financeira. Segundo comunicado do Carrefour, não haverá qualquer efeito econômico significativo, pois o Grupo Big já era uma subsidiária integral.

Resultados Financeiros Recentes

No primeiro trimestre de 2024, o Grupo Carrefour registrou um lucro líquido ajustado de R$ 52 milhões. Além disso, as vendas brutas alcançaram R$ 27,8 bilhões. Estes resultados destacam o sucesso da empresa mesmo antes da completa integração dos negócios com o Grupo Big.

Desempenho do Segmento Atacadista

As vendas do segmento de atacarejo, operado sob a bandeira Atacadão, somaram R$ 19,3 bilhões no primeiro trimestre de 2024. Este valor representa um aumento de 6,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento foi impulsionado pelas vendas LfL (like-for-like) e pela expansão de 4,5% do Atacadão, que adicionou 20 novas lojas nos últimos 12 meses.

Expansão das Lojas

Durante o primeiro trimestre de 2024, o Carrefour inaugurou cinco novas lojas Cash & Carry. Além disso, quatro lojas foram convertidas de hipermercados Carrefour e uma loja foi convertida de supermercado Bompreço. O plano para o ano de 2024 inclui a abertura de 10 a 12 novas lojas Atacadão, todas resultantes de conversões do varejo.

Contexto e Perspectivas

O Carrefour implementou a aquisição do Grupo Big em 2022. Desde então, a companhia trabalha para integrar os negócios e otimizar a estrutura. A incorporação representa um passo importante para atingir esses objetivos, proporcionando uma gestão mais eficiente e a redução de custos operacionais.

A expectativa é que essas mudanças resultem em benefícios financeiros a longo prazo. Isso consolidará a posição do Carrefour no mercado brasileiro.