Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Ações de mineradoras de bitcoin disparam após Trump prometer apoio

Ex-presidente apoia mineração de bitcoin nos EUA

Ações de mineradoras de bitcoin disparam após Trump prometer apoio
(Foto: Erling Løken Andersen/Unsplash).

As ações das principais empresas de mineração de bitcoin, como TeraWulf, Hut 8 Mining e Core Scientific, registraram aumentos expressivos nesta quarta-feira (12). Este movimento no mercado ocorreu após o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometer incentivar o setor de mineração de bitcoin no país. Trump, candidato à presidência, afirmou que quer que “todo o bitcoin restante seja minerado nos EUA”. Por conseguinte, ele argumentou que isso contribuiria para que o país se torne “dominante em energia”.

Durante uma reunião com alguns dos mais influentes executivos do setor, realizada em seu resort Mar-a-Lago, Trump discutiu como a mineração de bitcoin poderia fortalecer a rede elétrica dos EUA e gerar mais empregos. Adicionalmente, entre os participantes estavam o CEO da Riot Platforms, Jason Les, e o presidente executivo da CleanSpark, Matthew Schultz.

 

Publicidade

Desempenho no mercado

As empresas TeraWulf e Hut 8 Mining foram as que mais se destacaram, apresentando altas de 10,5% e 10,07%, respectivamente, no dia do anúncio. Além disso, Core Scientific, Iris Energy e Cipher Mining também figuraram entre as maiores altas, com suas ações valorizando-se entre 8,94% e 9,87%.

Apesar da subida generalizada das ações no setor, a mineradora Canaan, baseada na China, foi a única entre as 20 maiores em capitalização de mercado que registrou queda em suas ações. Simultaneamente, no acumulado do ano, CleanSpark e TeraWulf destacam-se com valorizações de 58,55% e 66,96%, respectivamente. Por outro lado, a Marathon Digital e a Riot Platforms enfrentam quedas de 11,43% e quase 31% no mesmo período.

Visão política e futuro do setor

Além de suas promessas para o setor de mineração de bitcoin, Trump criticou a administração atual e seus apoiadores democratas, que, segundo ele, têm uma postura cética ou até hostil em relação à indústria de criptomoedas. Trump acusou o presidente Joe Biden de ajudar os inimigos dos EUA, como China e Rússia, através de sua “aversão ao Bitcoin”.

A postura de Trump em relação à mineração de bitcoin e às criptomoedas em geral indica uma continuação de seu interesse pelo setor, que tem crescido desde suas primeiras declarações sobre o tema. Por fim, a promessa de tornar os Estados Unidos uma potência em energia, através da mineração de bitcoin, apesar de sua conhecida demanda energética, reflete uma estratégia de campanha focada em temas energéticos e tecnológicos.

O apoio declarado de Trump à mineração de bitcoin nos EUA sugere mudanças para o setor, especialmente se ele for reeleito. Assim, com o aumento da capitalização de mercado da indústria para US$ 26,4 bilhões, o futuro parece promissor para as empresas envolvidas. Estas empresas precisarão manter o ritmo de crescimento e adaptação às novas políticas que podem surgir.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado