Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Cade aprova venda do Cruzeiro: conheça o novo proprietário

Cade aprova compra do Cruzeiro. (Foto: Staff Images Cruzeiro/Flickr)
Cade aprova compra do Cruzeiro. (Foto: Staff Images Cruzeiro/Flickr)

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) deu o aval para a aquisição da totalidade das ações da Tara Sports pela BPW, controladora do Grupo Supermercados BH. Esta transação envolve o ex-jogador Ronaldo Nazário (Ronaldo Fenômeno) e o capital social da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro. Caso nenhum terceiro questione a operação, ela será considerada definitivamente aprovada em 15 dias.

Com a aprovação, a BPW Sports passará a deter 90% do capital social do Cruzeiro SAF, que anteriormente estava nas mãos da Tara Sports. A associação do Cruzeiro manterá os 10% restantes. A Lei da SAF, sancionada em 2021, permitiu que clubes de futebol se transformem em sociedades anônimas, resultando nesta mudança na propriedade do clube. Desde então, cerca de 30 clubes da primeira e segunda divisão do campeonato brasileiro adotaram este modelo.

Análise da Cade

Na análise da transação, a SG/Cade constatou que o Grupo Supermercados BH não possui investimentos em outras empresas que desenvolvam atividades semelhantes às do Cruzeiro SAF, eliminando a possibilidade de sobreposição horizontal. No entanto, a SG/Cade reconheceu uma relação vertical entre o Grupo Supermercados BH e o Cruzeiro SAF, principalmente em áreas como direitos de publicidade, patrocínio e marketing de eventos esportivos.

Publicidade

A análise da SG indicou que a receita do Cruzeiro SAF em 2023, proveniente de patrocínios, publicidade, royalties e licenciamentos, ficou abaixo de 30% do total movimentado nesse mercado, um patamar considerado seguro para evitar riscos de fechamento de mercado. Da mesma forma, o investimento do Grupo Supermercados BH em marketing e publicidade também ficou abaixo de 30%.

Com base nessas análises, a operação foi aprovada sem restrições. A Cade concluiu que a integração vertical resultante desta operação não afetará negativamente o ambiente concorrencial, considerando as baixas participações nos cenários analisados.

Leia também:

Trâmites finais e valores envolvidos

A aprovação do Cade foi um dos últimos trâmites burocráticos necessários para a concretização do negócio, que transferiu a propriedade do Cruzeiro de Ronaldo Nazário para Pedro Lourenço, dono do BPW. Ronaldo anunciou a venda em 29 de abril e, desde então, passou o controle do clube para Lourenço. Os valores da transação são sigilosos, mas sabe-se que Ronaldo investiu no clube desde a aquisição inicial em dezembro de 2021.

Em sua primeira coletiva como proprietário do Cruzeiro, Pedro Lourenço expressou seu compromisso com o clube e apresentou Alexandre Mattos como o novo diretor executivo. Lourenço elogiou Ronaldo Fenômeno por suas contribuições ao clube e destacou a importância de dar continuidade ao trabalho realizado até agora.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado