Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Em evento, Observatório da Indústria apresenta panorama da moda cearense

Panorama e estudo da indústria da moda

Observatório da Indústria divulga dados sobre o setor da moda no Ceará. (Foto: Divulgação/FIEC).
Observatório da Indústria divulga dados sobre o setor da moda no Ceará. (Foto: Divulgação/FIEC).

Na última quinta-feira (13), o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) conduziu um seminário que destacou um estudo abrangente sobre o setor de moda cearense. A apresentação reuniu membros do Sindicato das Indústrias de Confecções e Roupas de Homem e Vestuário do Estado do Ceará (Sindroupas), da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE). Este estudo oferece uma visão detalhada das oportunidades e desafios que a indústria da moda enfrenta no estado.

O estudo foi fruto de uma colaboração entre o Observatório da Indústria, Sindroupas, Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas do Estado do Ceará (Sindconfecções), SENAI Ceará e Sebrae. Ele inclui informações detalhadas sobre empresas, mercado de trabalho, receita líquida de vendas e valores de exportação. Além disso, procurou identificar tendências futuras para o setor.

Observatório da Indústria consolida guia para o setor

Segundo Paulo Rabelo, Presidente do Sindroupas, os dados fornecem uma base sólida para ações de incentivo e desenvolvimento junto ao governo. “Sempre tivemos uma pergunta que era: ‘Quem somos nós na economia?’. Hoje, com essas informações, podemos dizer qual é a nossa importância. Agora, vamos usar esse estudo como nosso guia, para melhorar o que precisa ser melhorado, criando projetos em cima disso”, comentou Rabelo. Guilherme Muchale, Gerente do Observatório da Indústria e Economista-chefe da FIEC, ressaltou a importância da integração entre sindicatos e governo. Isso irá, em sua ótica, aumentar a competitividade do setor.

Publicidade

O governo estadual também pretende utilizar os dados do estudo para combater a informalidade no setor de moda. Luís Eduardo Fontenelle, Diretor de Fomento da Adece, e Aline Xavier Santos, Economista da SDE, destacaram a relevância dos dados para a formulação de políticas públicas eficazes. Essas políticas devem incentivar a formalização das empresas e a capacitação de mão de obra.

Leia também:

Interesse internacional e expansão do mercado

Refletindo o estudo do Observatório da Indústria, a moda cearense atraiu interesse internacional em abril de 2024, quando empresários estrangeiros visitaram fábricas de moda íntima como parte da ação Exporta Mais Brasil, organizada pela Apex Brasil. As visitas resultaram em negociações promissoras com empresas como Diamantes Lingerie, Hope, DelRio e DiLady. Pablo Lira, assessor da presidência da Apex Brasil, destacou a qualidade dos produtos cearenses e o potencial de exportação.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado