Publicidade

Governo de SP inicia oferta de privatização da Sabesp com prospecto inicial

Roadshows globais promovem venda de ações

Governo de SP inicia oferta de privatização da Sabesp com prospecto inicial
(Foto: Reprodução/Redes Sociais/Sabesp).
Governo de SP inicia oferta de privatização da Sabesp com prospecto inicial
(Foto: Reprodução/Redes Sociais/Sabesp).

Na última sexta-feira (21), o Governo de São Paulo publicou o prospecto inicial da oferta de ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), dando início oficial ao processo de privatização da empresa. Este documento detalha as etapas da operação que começará com a oferta de 191.713.044 ações, avaliadas em cerca de R$ 13,8 bilhões ao preço atual. Além disso, um lote adicional de 28.756.956 ações pode elevar o total para R$ 15,9 bilhões.

A partir da próxima semana, representantes do governo percorrerão a Europa, os Estados Unidos e diversas regiões do Brasil. O objetivo desses roadshows é atrair investidores e detalhar o processo de privatização da Sabesp, uma das maiores empresas de saneamento do mundo em número de clientes.

Processo de seleção

Os grupos interessados em se tornar acionistas de referência, detendo 15% das ações, devem apresentar suas propostas até o dia 26. Se necessário, podem reapresentar documentos até o dia 27. Os finalistas serão anunciados no dia 28, após o fechamento do mercado.

Posteriormente, inicia-se a formação de “bookbuilding” para os dois candidatos com as melhores propostas. Este processo ocorrerá de 1 a 15 de julho, período em que outros 17% das ações estarão disponíveis ao mercado. A seleção do vencedor se baseará no livro que apresentar as condições mais favoráveis, e o anúncio ocorrerá em 16 de julho. A precificação das ações está agendada para 18 de julho, e a liquidação deverá acontecer em 22 de julho.

Caso haja somente um ou nenhum interessado em se tornar sócio de referência, o governo ajustará o “bookbuilding” conforme necessário.

No mercado, espera-se uma disputa entre os grupos Aegea e Equatorial. O empresário Nelson Tanure também manifestou interesse, embora haja dúvidas sobre a viabilidade de sua proposta.

Este evento marca a maior oferta pública de ações desde a privatização da Eletrobras em junho de 2022. A Sabesp atende atualmente 375 municípios e possui uma base de 28 milhões de clientes.

Contexto da privatização

A Assembleia Legislativa de São Paulo concedeu a autorização para a privatização da Sabesp em dezembro de 2023, e a Câmara Municipal de São Paulo também aprovou o processo em maio de 2024. Este marco regulatório estabelece as bases legais para a venda das ações da empresa.