Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X
X
X

Brasil lidera em habilidades digitais na América Latina

Relatório Coursera destaca avanço do país

Computadores - notebook - Brasil
(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com o mercado de trabalho em constante transformação devido aos avanços tecnológicos, os profissionais precisam se adaptar rapidamente. No Brasil, essa adaptação está acontecendo de forma acelerada. De acordo com o relatório da Coursera, divulgado na quarta-feira (26), o Brasil é o país mais qualificado da América Latina e do Caribe em habilidades digitais.

O Brasil se destaca em três áreas principais: negócios (66%), tecnologia (85%) e ciência de dados (85%). Sendo assim, os números colocam o país à frente de nações como México, Chile e Colômbia. No cenário global, o Brasil ocupa a 19ª posição em proficiência geral de competências, ficando logo atrás de Finlândia (18ª), Noruega (17ª) e Coreia do Sul (16ª).

Excelência em Ciência de Dados

No campo da Ciência de Dados, o Brasil obteve a maior pontuação na América Latina e Caribe, alcançando o 17º lugar mundial. Então, país também registrou um aumento nas matrículas em cursos de IA generativa, com um crescimento de 1.079%.

Publicidade

Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera, destacou a importância da IA generativa: “A ascensão da IA generativa enfatiza a necessidade de estratégias inovadoras para construir uma força de trabalho competitiva.”

Além das habilidades tecnológicas, os brasileiros também estão investindo em competências humanas essenciais, como colaboração, adaptabilidade, negociação e análise de pessoas. Isso é importante em um ambiente profissional que exige habilidades diversas.

Em 2023, uma pesquisa do ManpowerGroup revelou que 80% dos empregadores no Brasil enfrentam dificuldades em encontrar os funcionários qualificados que necessitam. Em paralelo, uma pesquisa do LinkedIn indicou que 85% dos profissionais brasileiros se sentem preparados para integrar a IA nos processos de trabalho.

Dados do relatório

O relatório anual da Coursera baseia-se em informações de mais de 148 milhões de alunos, provenientes de 109 países, e 7 mil parceiros institucionais para identificar tendências e oportunidades. Portanto, no Brasil, há 5,8 milhões de alunos que se inscreveram em mais de 7,7 milhões de cursos.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado