Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X
X
X

Urgente: Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas é preso na Espanha

Detenção de Miguel Gutierrez na Espanha gera repercussão internacional

Americanas - Miguel G Urgente: Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas é preso na Espanha
(Imagem: divulgação/Americanas)

A polícia prendeu Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas (AMER3), nesta sexta-feira em Madri, Espanha. Os veículos de comunicação O Globo e Folha de S. Paulo divulgaram a detenção.

Na quinta-feira, a Polícia Federal brasileira iniciou a Operação Disclosure, que resultou na emissão de um mandado de prisão preventiva contra Miguel Gutierrez. Sendo assim, a Interpol incluiu o ex-CEO na lista vermelha de procurados devido à sua não localização no país. A prisão ocorreu na capital espanhola, onde ele estava.

Antes de deixar o Brasil, Miguel Gutierrez teria vendido propriedades e veículos, transferindo os recursos para contas offshore em paraísos fiscais. A Folha de S. Paulo, citando a Polícia Federal, informou que entre as transações está o envio de US$ 1,5 milhão para uma empresa nas Bahamas. Sendo assim, as acusações contra ele incluem uso de informação privilegiada, manipulação de mercado, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Publicidade

No entanto, a situação jurídica de Miguel Gutierrez ainda é incerta. Malu Gaspar afirmou que não se sabe se ele será extraditado para o Brasil ou se as autoridades espanholas optarão por mantê-lo detido, já que o país não extradita os próprios cidadãos.

A defesa de o ex-CEO da Americanas afirmou que não teve acesso às medidas cautelares e, por isso, não pode comentar detalhadamente. Em nota, reiteraram que Miguel Gutierrez nega qualquer participação em fraudes e que tem colaborado com as investigações.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado