Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X
X
X

Contratações de brasileiros nos EUA crescem 13% com alta demanda

Cresce a demanda por profissionais brasileiros em empresas americanas

Bandeira dos EUA - Estados Unidos
Bandeira dos Estados Unidos (Imagem: Pixabay)

A busca por novas oportunidades de trabalho levou cerca de 7 mil brasileiros a deixarem o país e migrarem para os Estados Unidos (EUA) entre janeiro e maio de 2024. O número, apontado em um levantamento da AG Immigration, representa um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2023, quando 5.896 brasileiros seguiram esse caminho.

Empresas norte-americanas estão cada vez mais interessadas em contratar brasileiros. Em 2023, de uma amostra de 709 empresas pesquisadas, 1.271 imigrantes brasileiros conseguiram emprego. As corporações que mais contrataram brasileiros incluem gigantes da tecnologia, franquias brasileiras e empresas de serviços.

Diversos setores nos EUA buscam intensamente profissionais brasileiros. Redes de restaurantes e lanchonetes lideram a demanda com 50,19%. Em seguida, vêm os serviços de zeladoria (44,62%), processamento de carne (41,43%), serviços domésticos (30,67%), serviços computacionais (20,3%), indústria de autopeças (11,95%) e desenvolvimento de softwares (11,55%).

Publicidade

Perfil dos trabalhadores

A CEO da AG Immigration, Leda Oliveira, destaca que, apesar dos empregos na área de serviços ainda serem comuns entre os brasileiros recém-chegados, há uma tendência de mudança. “Com o maior acesso ao ensino superior, vemos mais brasileiros ocupando posições avançadas. Em 2022, a profissão mais contratada foi a de desenvolvedor de software”, explica.

Empresas que mais contratam brasileiros

Empresas de diversos setores têm mostrado interesse em contratar brasileiros. Em 2023, a Dakota Provisions liderou a lista, contratando 33 brasileiros para posições de embaladores. Em seguida, a United Maintenance Company contratou 32 brasileiros para serviços de limpeza e zeladoria. A West Liberty Foods empregou 25 brasileiros para operar máquinas de processamento de carne.

No entanto, as empresas de tecnologia também se destacam entre as que mais contratam brasileiros. Em 2023, o Google e a Microsoft empregaram 17 e 18 brasileiros, respectivamente, para cargos de desenvolvedores de software e analistas de sistema. A churrascaria brasileira Fogo de Chão também está entre as principais contratantes, realocando 13 chefes de cozinha do Brasil para as filiais nos EUA.

A maioria dos brasileiros que migram para os EUA se concentra na Flórida (30,65%), Massachusetts (12,31%), Califórnia (9,68%), Texas (6%) e Nova York (4,52%). Sendo assim, Leda Oliveira explica que brasileiros são atraídos para esses estados por causa das semelhanças climáticas com o Brasil e das grandes comunidades brasileiras presentes, além de serem estados economicamente fortes.

Perfil dos imigrantes brasileiros

Em 2023, 28.050 brasileiros obtiveram o green card, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. Além disso, 12.570 brasileiros se naturalizaram cidadãos norte-americanos. Portanto, os empregadores nos EUA valorizam a mão de obra brasileira pela dedicação e competência, especialmente em funções de atendimento ao público.

A maioria dos imigrantes brasileiros que chegaram aos EUA em 2023 eram mulheres (65%), com idades entre 35 e 44 anos (27%), casadas (68,34%) e muitas não concluíram o ensino médio (49,96%). Contudo, as áreas de formação mais comuns incluem administração, engenharia elétrica/eletrônica, ciência da computação, engenharia mecânica e tecnologia da informação.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado