Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X
X
X

Warren Buffett interromperá doações à Fundação Gates após sua morte

Filhos supervisionarão novo fundo de caridade

Warren Buffett
Warren Buffett (Imagem: Nati Harnik/Associated Press)

Warren Buffett planeja interromper as doações à Fundação Bill e Melinda Gates após sua morte, segundo o Wall Street Journal. A partir desse momento, a filha e os dois filhos supervisionarão um novo fundo de caridade. Em entrevista, o presidente e CEO da Berkshire Hathaway (BERK34), de 93 anos, afirmou: “A Fundação Gates não receberá nenhum dinheiro depois da minha morte”.

Os três filhos do bilionário – Susie, Howard e Peter – terão a responsabilidade de decidir, por unanimidade, como direcionar as futuras doações. Sendo assim, Warren Buffett afirmou que devemos utilizar essas doações “para ajudar pessoas que não tiveram a mesma sorte que nós”.

Com um patrimônio líquido de US$ 134,5 bilhões, o bilionário é atualmente a décima pessoa mais rica do mundo, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index. Em 2010, ele lançou o Giving Pledge com Bill Gates e Melinda French Gates, comprometendo-se a doar a fortuna durante a vida ou após sua morte. Sendo assim, desde 2006, ele vem fazendo doações à Fundação Gates e a outras fundações ligadas aos filhos.

Publicidade

Doações

Na última sexta-feira, a Berkshire Hathaway divulgou que Warren Buffett doará mais de 13 milhões de ações classe B da Berkshire para cinco fundações, incluindo a Fundação Gates. Assim, as cinco fundações receberão um total de cerca de US$ 55 bilhões em ações. É um valor superior ao patrimônio líquido total de Warren Buffett em 2006, quando ele estabeleceu o cronograma inicial de doações.

A decisão do bilionário de encerrar as doações à Fundação Gates após sua morte e confiar a administração dos futuros fundos a seus filhos destaca a importância de uma gestão estratégica na filantropia. Ele acredita que as doações devem continuar proporcionando oportunidades para aqueles que não tiveram a mesma sorte na vida.

Warren Buffett sempre defendeu a redistribuição de riqueza e a responsabilidade social. A abordagem filantrópica reflete a crença de que aqueles com grande riqueza têm o dever de devolver à sociedade. A transferência de responsabilidade para os filhos demonstra uma visão de longo prazo para a continuidade e eficácia das doações.

Contudo, a transição também enfatiza a flexibilidade necessária na filantropia. O bilionário confia que seus filhos continuarão seu legado e garantirão a alocação eficaz e impactante dos fundos.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado